Pular para o conteúdo

Aprenda como fazer um tapete Zig Zag

    Antes mesmo de ensinar como fazer um tapete “zig zag”, separamos para você leitor, um pouco de história sobre o surgimento desse modelo tão fascinante, onde temos a convicção que a admiração por este modelo só irá aumentar ao conhecer como tudo começou.

    O tapete zig e zag conforme ele é conhecido, não é uma peça decorativa da modernidade. Esta forma geométrica em estado decorativo surgiu muito tempos atrás em meados do ano de 1800 a.c, na antiga Grécia, onde bandeiras, uniformes e insígnias militares criavam sequencialmente a letra “V” de vitória.

    Entretanto, somente 3.750 anos depois no ano de 1950, uma grife originária da Itália de nome Missoni, famosa pelos seus tricôs, foi quem “viralizou” o modelo que hoje simplesmente chamamos de tapete zig zag. Para os especialistas em decoração, esse modelo é chamado de estampa no padrão Chevron, palavra essa originada no idioma francês que significa: espinha de peixe.

    Aprenda como fazer um tapete Zig Zag

    Após um pouco de história sobre o modelo de tapete zig e zag, saiba que a confecção desse tapete requer certa habilidade da pessoa em tricô, sem essa breve experiência, não será tão fácil obter um tapete no padrão Chevron.

    Vamos às dicas sobre como confeccioná-lo e arrasar na decoração de sua casa, podendo também presentear amigos e familiares em ocasiões especiais.

    Um dos pontos que mais agrada no crochê é o “zig zag”. Essa forma de tecer é a mais indicada pelos profissionais na confecção de belos tapetes. Eles ficam mais resistentes aumentando a durabilidade. O nome já diz tudo, é quando a agulha vai passeando entre os pontos e mantendo a espessura da peça dando mais maleabilidade ao tapete. A trama fica mais aberta. Podemos observar em qualquer modelo Chevron, que o espaçamento é maior entre um ponto e outro.

    Para fazer a peça cobiçada no tamanho de 1 metro e 5 centímetros de diâmetro você vai precisar separar os seguintes materiais listados abaixo:

    – 1kg e 600 gramas de barbante na cor preferida, fio número 6;

    – Agulha de crochê de 3,5 milímetros;

    – Agulha de tapeceiro e tesoura de ponta para o arremate.

    Antes de iniciar é importante destacar como tecer início e o fim das carreiras do ponto zig zag. Todas elas serão iniciadas com 3 pontos de base.

    Para começar a tecer a primeira carreira faça quatro correntes. Volte na primeira corrente atravessando pelo meio e feche com um ponto baixo criando um anel pequeno. Em seguida, trabalhe com cinco correntes passando por dentro do anel e trabalhe com ponto alto. Continuando, faça duas correntes e um ponto alto dentro do anel. Esse é o padrão da primeira volta.Vá tecendo fio base de correntes com a quantidade suficiente para finalizar a peça.

    ASSISTA A VIDEOAULA!

    Observe o vídeo explicativo e acompanhe passo a passo e faça você mesmo belíssimos tapetes zig zag. Ressaltando que o modelo é extremamente cobiçado, onde além de enfeitar a sua residência, poderá também ser fonte de renda extra.

    Depois de aprender como se faz um tapete Zig Zag é hora de colocar a criatividade para funcionar! Ao desenvolver peças com seu toque pessoal você expandi as possibilidades e credibiliza o trabalho final.

    CONTATO DA ARTESÃ: Luiza de Lugh

    FACEBOOK: @lughluiza
    INSTAGRAM: @luizadelugh

    GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

    PESQUISA: Rick Frois
    IMAGEM: Luiza de Lugh

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Responda nossa enquete

    Qual sua maior dificuldade?