fbpx

Aprenda como fazer um tapete Zig Zag

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Antes mesmo de ensinar como fazer um tapete “zig zag”, separamos para você leitor, um pouco de história sobre o surgimento desse modelo tão fascinante, onde temos a convicção que a admiração por este modelo só irá aumentar ao conhecer como tudo começou.

O tapete zig e zag conforme ele é conhecido, não é uma peça decorativa da modernidade. Esta forma geométrica em estado decorativo surgiu muito tempos atrás em meados do ano de 1800 a.c, na antiga Grécia, onde bandeiras, uniformes e insígnias militares criavam sequencialmente a letra “V” de vitória.

Entretanto, somente 3.750 anos depois no ano de 1950, uma grife originária da Itália de nome Missoni, famosa pelos seus tricôs, foi quem “viralizou” o modelo que hoje simplesmente chamamos de tapete zig zag. Para os especialistas em decoração, esse modelo é chamado de estampa no padrão Chevron, palavra essa originada no idioma francês que significa: espinha de peixe.

Aprenda como fazer um tapete Zig Zag

Após um pouco de história sobre o modelo de tapete zig e zag, saiba que a confecção desse tapete requer certa habilidade da pessoa em tricô, sem essa breve experiência, não será tão fácil obter um tapete no padrão Chevron.

Vamos às dicas sobre como confeccioná-lo e arrasar na decoração de sua casa, podendo também presentear amigos e familiares em ocasiões especiais.

Um dos pontos que mais agrada no crochê é o “zig zag”. Essa forma de tecer é a mais indicada pelos profissionais na confecção de belos tapetes. Eles ficam mais resistentes aumentando a durabilidade. O nome já diz tudo, é quando a agulha vai passeando entre os pontos e mantendo a espessura da peça dando mais maleabilidade ao tapete. A trama fica mais aberta. Podemos observar em qualquer modelo Chevron, que o espaçamento é maior entre um ponto e outro.

Para fazer a peça cobiçada no tamanho de 1 metro e 5 centímetros de diâmetro você vai precisar separar os seguintes materiais listados abaixo:

– 1kg e 600 gramas de barbante na cor preferida, fio número 6;

– Agulha de crochê de 3,5 milímetros;

– Agulha de tapeceiro e tesoura de ponta para o arremate.

Antes de iniciar é importante destacar como tecer início e o fim das carreiras do ponto zig zag. Todas elas serão iniciadas com 3 pontos de base.

Para começar a tecer a primeira carreira faça quatro correntes. Volte na primeira corrente atravessando pelo meio e feche com um ponto baixo criando um anel pequeno. Em seguida, trabalhe com cinco correntes passando por dentro do anel e trabalhe com ponto alto. Continuando, faça duas correntes e um ponto alto dentro do anel. Esse é o padrão da primeira volta.Vá tecendo fio base de correntes com a quantidade suficiente para finalizar a peça.

ASSISTA A VIDEOAULA!

Observe o vídeo explicativo e acompanhe passo a passo e faça você mesmo belíssimos tapetes zig zag. Ressaltando que o modelo é extremamente cobiçado, onde além de enfeitar a sua residência, poderá também ser fonte de renda extra.

https://www.youtube.com/watch?v=NsOk-jmmC5A

Depois de aprender como se faz um tapete Zig Zag é hora de colocar a criatividade para funcionar! Ao desenvolver peças com seu toque pessoal você expandi as possibilidades e credibiliza o trabalho final.

CONTATO DA ARTESÃ: Luiza de Lugh

FACEBOOK: @lughluiza
INSTAGRAM: @luizadelugh

GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Luiza de Lugh

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Autor(a)
Rick Frois

Rick Frois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba conteúdo grátis

Quem Somos

O Artesanato na Rede é o maior portal do seguimento artesanal que desde 2001 atua em parceria com diversos artesãos e profissionais da área, com aulas passo a passo em diversas técnicas.

© Artesanato Na Rede – Rua Conselheiro Saraiva, 341 – Sala 4 – Santana, São Paulo – SP, 02037-020