Aprenda como pintar cerâmica branca facilmente

0
3511

Passo a passo para fazer em sua casa de como pintar cerâmica branca e deixar como artigo de decoração e arte

Se você é uma pessoa adepta do artesanato, adora inovar e não está com vontade de ter um grande utensílio de decoração ou até mesmo uma saboneteira em branco, a dica é aprender como pintar cerâmica de um jeito simples por meio de uma videoaula. Assim você pode dar uma levantada naquele seu objetivo favorito.

Aprenda como pintar cerâmica branca facilmente
Imagem: Mania de Artesanato

COMO PINTAR CERÂMICA:

Para aprender a como pintar cerâmica, é fácil! O primeiro passo para você começar a decorar é pegando a cerâmica de sua preferência, e, em seguida, o segundo passo é lixar com uma “lixa fina” de madeira para deixar o objeto liso, para que não fique com o aspecto áspero após finalizado a decoração.

Quando se está aprendendo a como pintar cerâmica, é importante lembrar que, a etapa do lixamento da cerâmica não pode ser demais, pois ao lixar excessivamente pode acabar deformando a cerâmica. Portanto, lixe apenas até o momento em que você sentir o objeto liso.

Após lixar e limpar o pó da peça de cerâmica, o terceiro passo de como pintar cerâmica é passar o selador em toda a peça podendo ser de madeira ou de parede, que é o responsável por criar uma película sob qualquer tipo de dano no objeto que será pintado.

Além disso, o material da cerâmica tende a absorver mais tinta do que o necessário, e com o selador isso não acontece. Portanto, o selador deve estar na lista de comprar daquele que querem aprender a como pintar cerâmica.

Chegamos então ao quarto passo de como pintar cerâmica, a pintura! Normalmente, é preciso pintar mais várias vezes, pois a peça acaba manchando quando pintada apenas uma vez.

Portanto, a dica é pintar a primeira demão, esperar secar e pintar novamente até que fique com o aspecto que deseja e que não fique aparecendo a cor natural da cerâmica.

Um ponto muito importante sobre como pintar cerâmica é no momento de escolher a cor que será usada. É preciso levar em conta o nível de transparência dela, ou seja, se a tinta escolhida for mais transparente, a dica é usar um rolinho de pintura para que não manche o objeto e fique a marca do pincel comum.

Depois de passar todas as demãos necessárias para deixar a cerâmica no tom que deseja, deixe ela secar, e em seguida comece a decorar.

Se você adora objetos com estampas que dão um ar diferente para eles, o quinto passo é a decoração. Para decorar você vai precisar de um estêncil com o desenho que deseja.

O estêncil é uma técnica que tem como objetivo aplicar um determinado desenho ou ilustração sob o objeto que deseja. Para aplicar, basta colocar o estêncil sob a peça e passar a tinta com a cor desejada.

O sexto e último passo, é a finalização da peça de cerâmica. Após secar a peça por completo, você pode passar o verniz brilhante – caso queira uma peça cintilante – ou o verniz fosco – para que a peça fique opaca. Pronto! A sua peça de cerâmica está pronta e decorada e pronta para ser mostrada.

Aprenda como pintar cerâmica branca facilmente
Imagem: Pixabay

AINDA FICOU ALGUMA DÚVIDA?

Assista ao vídeo abaixo ensinado pela artesã Angelica Martins do canal do Youtube Mania de Artesanato!

MATERIAIS USADOS NO VÍDEO:

  • Bandeja de cerâmica branca
  • Selador
  • Tinta PVA azul
  • Verniz brilho max
  • Estêncil
  • Tinta PVA ouro
  • Pincel macio
  • Pincel pituá

CONTATO DA ARTESÃ: Angelica Mantins

Angelica Martins é youtuber do Rio de Janeiro. Seu canal Mania de Artesanato aborda técnicas artesanais, customizações, DIY, dicas de produtos e reciclagem.

E-MAIL: [email protected]
FACEBOOK: www.facebook.com/canalmaniadeartesanato
INSTAGRAM: @maniadeartesanato

GOSTOU?

Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGENS: Mania de Artesanato, Pixabay

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of