O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas?

    0
    127
    O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Destaque

    O programa é uma iniciativa do poder público da cidade de São Paulo que visa proporcionar um caminho de oportunidades e e estrutura ao artesão paulistano

    Os artesãos Paulistanos contam agora com um programa de Apoio e Desenvolvimento para a sua atividade através do decreto da prefeitura que cria a política de apoio ao artesanato e manualidades na Cidade de São Paulo.

    Leia o editorial do Fundador do Artesanato Na Rede, Márcus Vinícius Arouca.

    Este programa é uma iniciativa do poder público da cidade de São Paulo, nunca vista anteriormente, eu com mais de 20 anos de artesanato nunca tinha visto. O prefeito Bruno Covas, juntamente com a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Aline Cardoso e sua equipe criaram e lançaram o programa Mãos e Mentes Paulistanas. Que é a meu ver é uma iniciativa das mais relevantes para os artesãos da cidade de São Paulo, mas que, com certeza irá impactar todo o mercado de manualidades do Brasil.

    O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas?

    Com uma visão inovadora e inteligente perceberam que artesanato é todo o trabalho manual sem distinção, e que esta atividade pode sim ser dividida em categorias diferentes, saindo da visão míope atual. Definir o artesanato como apenas e tão somente as atividades que unem o trabalho manual com os insumos de uma determinada região e a cultura local, é limitado e não reproduz a diversidade artística brasileira.

    Como consequência, isso gera o abandono de milhões de trabalhadores manuais e deixam os artistas à sua própria sorte, perdendo, assim, um gigantesco contingente de trabalhadores pelo país e os colocando à margem da sociedade por fazerem um trabalho manual não atrelado a insumos e culturas regionais.

    Artesãos regionais e artesãos urbanos

    Na minha modesta opinião, essa massa de artistas não é menos valorosa e criativa que os artesãos que aproveitam as condições regionais aos seus artesanatos. Os artesãos urbanos que desenvolvem sua atividade fora das condições específicas de regionalidade e cultura, são artesãos da mesma forma, porém, se encaixam em outra categoria artesanal que podemos definir como artesãos urbanos ou de craft, entre outros termos utilizados pelo mercado, mas sempre com o entendimento de produzirem artesanato, pois são atividades essencialmente manuais e, por isso, são artesãos.

    O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
    Artista preparando uma peça para demonstração na Prefeitura de São Paulo. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

    Explico: Quando pegamos por exemplo a Renda de Bilro, ou a Cerâmica Marajoara ou mesmo o Capim Dourado e os chamamos de artesanato, estamos atrelando a manualidade, o insumo da região e a cultura local, desta forma temos o artesanato de raiz. Porém, quando se estipula que esse conceito ou critério é o único válido para a categorização do artesanato, todas as outras artes manuais são desprezadas e abandonadas, desperdiçando talentos genuínos e gigantescas expressões de arte popular e de manualidades.

    Olhando para o artesanato com uma visão mais completa e detalhada, veremos que pinturas em madeira, crochê, escultura em diversos substratos (como biscuit, cerâmica plástica, papel) ou mesmo a criação de peças em metal e muito mais. Digo muito mais, pois, poderia citar durante horas ou escrever dezenas de páginas relacionando técnicas e materiais utilizados pelos artesãos urbanos, essa produção é sim artesanato urbano.

    E o programa Mãos e Mentes Paulistanas vem exatamente com este entendimento e, por esse motivo, é que tanto me cativou. A secretária Aline Cardoso, com sensibilidade e olhar mais amplo, deixa claro em suas falas que percebe essas nuances e resolve criar esse programa. Essa visão mais ampla, por si só, já é um alento a essa já tão surrada categoria que sofre à margem da sociedade por não serem reconhecidos como artesãos.

    O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
    Secretária Aline Cardoso, no centro da foto, reunida com artesãs na Prefeitura de São Paulo. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

    Uma área pouco explorada, mas que já é muito produtiva!

    Vale ressaltar a importância desse setor na economia do país, pois reflete números gigantescos onde os resultados gerados nos grandes centros são com certeza relevantes para essas estatísticas.

    Nesse país de artistas e empreendedores, segundos as últimas estatísticas que datam de 2012, somos quase 10 milhões de artesãos, que geram um total de 72 bilhões anuais para a economia, também dados de 2012 informam que estão divididos em 50 bilhões em produtos acabados e 22 bilhões em insumos (matérias primas). Nada mal para uma categoria sem representação e reconhecimento do poder público. Considerando que nenhum estudo ou pesquisa está disponível pelo menos desde 2012, podemos considerar que estes números devem ser muito maiores.

    O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
    Artista expondo peças de artesanato na Prefeitura de São Paulo. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

    Como se não bastasse o que já disse acima sobre o programa Mãos e Mentes Paulistanas, vejo um empenho real e efetivo da prefeitura e da secretaria em ajudar a categoria dos artesãos urbanos, oferecendo regulamentação através da CARTEIRA DE ARTESÃO e reativando as feiras de artesanato na cidade de São Paulo, o que é uma atitude merecedora de todos os elogios e reconhecimentos. Pois, ao longo das últimas décadas, temos visto apenas e tão somente ações limitadas e o verdadeiro sucateamento das feiras de artesanato, como a da Praça da República, que foi sempre um ponto turístico e artístico da cidade de São Paulo, entre outras como a do vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) e da Praça Benedito Calixto.

    A chegada do programa Mãos e Mentes Paulistanas

    Portanto, o programa Mãos e Mentes Paulistanas é uma ação governamental da esfera municipal que deseja apoiar o artesão independente de conceitos técnicos restritivos, entendendo que a manualidade é sim uma expressão artística e que precisa ser reconhecida. É claro que critérios de valor e habilidades são exigidos, para não dar margem a abusos, por isso, é feito uma avaliação que analisa e acompanha presencialmente a produção de uma peça para garantir a participação no programa e seus benefícios. Essa avaliação é simples e rápida, basta fazer um pré-cadastro e comparecer na data marcada para apresentar suas habilidades e receber sua carteira de artesão.

    O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
    Uma das salas da Prefeitura de São Paulo foi reservada para a exposição de peças artesanais no lançamento do programa Mãos e Mentes Paulistanas. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

    Os critérios são de habilidades manuais, e não de cunho regional e cultural, assim agregando milhares de artistas e dando a oportunidade de terem um apoio para que essa profissão venha a ser reconhecida e valorizada.

    Um programa da cidade de São Paulo, para os artesãos de São Paulo, mas que com certeza irá germinar um novo debate e visão sobre essa atividade tão importante para a economia e para as pessoas e empresas que dela fazem parte.

    Leia também:

    Mais conteúdos nas redes sociais!

    Facebook: Curta o Artesanato Na Rede no Facebook e fique por dentro do melhor da arte com aulas rápidas, publicações de inspirações, imagens, transmissões e muito mais!

    Pinterest: O perfil do Artesanato Na Rede no Pinterest é recheado de ideias categorizadas por técnicas e insumos que vão inspirar você na hora de criar ou reproduzir uma peça. Além disso, a maioria dos nossos “pins” contém o passo a passo da ideia.

    IMAGEM: Artesanato na Rede / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – Prefeitura de São Paulo

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor deixe o seu comentário!
    Please enter your name here