fbpx

O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas?

O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas?
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Destaque

O programa é uma iniciativa do poder público da cidade de São Paulo que visa proporcionar um caminho de oportunidades e e estrutura ao artesão paulistano

Os artesãos Paulistanos contam agora com um programa de Apoio e Desenvolvimento para a sua atividade através do decreto da prefeitura que cria a política de apoio ao artesanato e manualidades na Cidade de São Paulo.

Leia o editorial do Fundador do Artesanato Na Rede, Márcus Vinícius Arouca.

Este programa é uma iniciativa do poder público da cidade de São Paulo, nunca vista anteriormente, eu com mais de 20 anos de artesanato nunca tinha visto. O prefeito Bruno Covas, juntamente com a Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Aline Cardoso e sua equipe criaram e lançaram o programa Mãos e Mentes Paulistanas. Que é a meu ver é uma iniciativa das mais relevantes para os artesãos da cidade de São Paulo, mas que, com certeza irá impactar todo o mercado de manualidades do Brasil.

O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas?

Com uma visão inovadora e inteligente perceberam que artesanato é todo o trabalho manual sem distinção, e que esta atividade pode sim ser dividida em categorias diferentes, saindo da visão míope atual. Definir o artesanato como apenas e tão somente as atividades que unem o trabalho manual com os insumos de uma determinada região e a cultura local, é limitado e não reproduz a diversidade artística brasileira.

Como consequência, isso gera o abandono de milhões de trabalhadores manuais e deixam os artistas à sua própria sorte, perdendo, assim, um gigantesco contingente de trabalhadores pelo país e os colocando à margem da sociedade por fazerem um trabalho manual não atrelado a insumos e culturas regionais.

Artesãos regionais e artesãos urbanos

Na minha modesta opinião, essa massa de artistas não é menos valorosa e criativa que os artesãos que aproveitam as condições regionais aos seus artesanatos. Os artesãos urbanos que desenvolvem sua atividade fora das condições específicas de regionalidade e cultura, são artesãos da mesma forma, porém, se encaixam em outra categoria artesanal que podemos definir como artesãos urbanos ou de craft, entre outros termos utilizados pelo mercado, mas sempre com o entendimento de produzirem artesanato, pois são atividades essencialmente manuais e, por isso, são artesãos.

O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
Artista preparando uma peça para demonstração na Prefeitura de São Paulo. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

Explico: Quando pegamos por exemplo a Renda de Bilro, ou a Cerâmica Marajoara ou mesmo o Capim Dourado e os chamamos de artesanato, estamos atrelando a manualidade, o insumo da região e a cultura local, desta forma temos o artesanato de raiz. Porém, quando se estipula que esse conceito ou critério é o único válido para a categorização do artesanato, todas as outras artes manuais são desprezadas e abandonadas, desperdiçando talentos genuínos e gigantescas expressões de arte popular e de manualidades.

Olhando para o artesanato com uma visão mais completa e detalhada, veremos que pinturas em madeira, crochê, escultura em diversos substratos (como biscuit, cerâmica plástica, papel) ou mesmo a criação de peças em metal e muito mais. Digo muito mais, pois, poderia citar durante horas ou escrever dezenas de páginas relacionando técnicas e materiais utilizados pelos artesãos urbanos, essa produção é sim artesanato urbano.

E o programa Mãos e Mentes Paulistanas vem exatamente com este entendimento e, por esse motivo, é que tanto me cativou. A secretária Aline Cardoso, com sensibilidade e olhar mais amplo, deixa claro em suas falas que percebe essas nuances e resolve criar esse programa. Essa visão mais ampla, por si só, já é um alento a essa já tão surrada categoria que sofre à margem da sociedade por não serem reconhecidos como artesãos.

O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
Secretária Aline Cardoso, no centro da foto, reunida com artesãs na Prefeitura de São Paulo. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

Uma área pouco explorada, mas que já é muito produtiva!

Vale ressaltar a importância desse setor na economia do país, pois reflete números gigantescos onde os resultados gerados nos grandes centros são com certeza relevantes para essas estatísticas.

Nesse país de artistas e empreendedores, segundos as últimas estatísticas que datam de 2012, somos quase 10 milhões de artesãos, que geram um total de 72 bilhões anuais para a economia, também dados de 2012 informam que estão divididos em 50 bilhões em produtos acabados e 22 bilhões em insumos (matérias primas). Nada mal para uma categoria sem representação e reconhecimento do poder público. Considerando que nenhum estudo ou pesquisa está disponível pelo menos desde 2012, podemos considerar que estes números devem ser muito maiores.

O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
Artista expondo peças de artesanato na Prefeitura de São Paulo. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

Como se não bastasse o que já disse acima sobre o programa Mãos e Mentes Paulistanas, vejo um empenho real e efetivo da prefeitura e da secretaria em ajudar a categoria dos artesãos urbanos, oferecendo regulamentação através da CARTEIRA DE ARTESÃO e reativando as feiras de artesanato na cidade de São Paulo, o que é uma atitude merecedora de todos os elogios e reconhecimentos. Pois, ao longo das últimas décadas, temos visto apenas e tão somente ações limitadas e o verdadeiro sucateamento das feiras de artesanato, como a da Praça da República, que foi sempre um ponto turístico e artístico da cidade de São Paulo, entre outras como a do vão livre do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) e da Praça Benedito Calixto.

A chegada do programa Mãos e Mentes Paulistanas

Portanto, o programa Mãos e Mentes Paulistanas é uma ação governamental da esfera municipal que deseja apoiar o artesão independente de conceitos técnicos restritivos, entendendo que a manualidade é sim uma expressão artística e que precisa ser reconhecida. É claro que critérios de valor e habilidades são exigidos, para não dar margem a abusos, por isso, é feito uma avaliação que analisa e acompanha presencialmente a produção de uma peça para garantir a participação no programa e seus benefícios. Essa avaliação é simples e rápida, basta fazer um pré-cadastro e comparecer na data marcada para apresentar suas habilidades e receber sua carteira de artesão.

O que é o programa Mãos e Mentes Paulistanas? - Ilustração
Uma das salas da Prefeitura de São Paulo foi reservada para a exposição de peças artesanais no lançamento do programa Mãos e Mentes Paulistanas. (Programa Mãos e Mentes Paulistanas)

Os critérios são de habilidades manuais, e não de cunho regional e cultural, assim agregando milhares de artistas e dando a oportunidade de terem um apoio para que essa profissão venha a ser reconhecida e valorizada.

Um programa da cidade de São Paulo, para os artesãos de São Paulo, mas que com certeza irá germinar um novo debate e visão sobre essa atividade tão importante para a economia e para as pessoas e empresas que dela fazem parte.

Leia também:

Mais conteúdos nas redes sociais!

Facebook: Curta o Artesanato Na Rede no Facebook e fique por dentro do melhor da arte com aulas rápidas, publicações de inspirações, imagens, transmissões e muito mais!

Pinterest: O perfil do Artesanato Na Rede no Pinterest é recheado de ideias categorizadas por técnicas e insumos que vão inspirar você na hora de criar ou reproduzir uma peça. Além disso, a maioria dos nossos “pins” contém o passo a passo da ideia.

IMAGEM: Artesanato na Rede / Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho – Prefeitura de São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Autor(a)
Márcus Vinícius Arouca

Márcus Vinícius Arouca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado para você

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba conteúdo grátis

Quem Somos

O Artesanato na Rede é o maior portal do seguimento artesanal que desde 2001 atua em parceria com diversos artesãos e profissionais da área, com aulas passo a passo em diversas técnicas.

© Artesanato Na Rede – Rua Conselheiro Saraiva, 341 – Sala 4 – Santana, São Paulo – SP, 02037-020