Pular para o conteúdo

Faça um cabideiro com pátina envelhecida

    Tenha um lindo cabideiro usando madeira com pátina envelhecida

    Nós do Artesanato na Rede sabemos o quanto a criatividade das artesãs é fértil. Por isso, separamos um passo a passo que ensina como reaproveitar coisas que não são mais usadas. E neste artigo, você vai aprender a fazer um cabideiro com pátina envelhecida utilizando pedaços de madeira. Você verá a seguir como é fácil fazer isso!

    Cabideiro com pátina envelhecidaPASSO A PASSO:

    1° Passo – Pinte os pedaços de madeiras de branco (Recomenda-se usar tinta PVA), é importante pintar os dois lados para que o acabamento seja perfeito.

    Cabideiro com pátina envelhecida-0012° Passo – Após a pintura do fundo branco é hora de aplicar o Betume da Judéia utilizando um pincel (estopa deixa a madeira marcada e com fiapos).

    Cabideiro com pátina envelhecida-002Após você passar o pincel com Betume da Judéia, coloque um pouco de água ráz no mesmo pincel e passe para diluir o betume e fazer o tom que prefere na madeira. Se preferir um tom bem escuro, utilize apenas o betume.

    Cabideiro com pátina envelhecida-003
    Como você pode ver na imagem, é possível fazer diversos tons, deixar a madeira mais clara ou mais escura.

    3° Passo – Depois do Betume seco será a hora de iniciar a pátina usando esmalte à base de água (se preferir use tinta acrílica).

    Par fazer isso, molhe a trincha (pincel mais largo) na tinta e depois tire o excesso como se estivesse secando o pincel. Feito isso, passe levemente o pincel seguindo a mesma direção. Quando a tinta da trincha acabar, repita o processo.

    Cabideiro com pátina envelhecida-004
    Na imagem foi usada a cor branca, mas pode ser usado outras cores também.

    4° Passo – Depois de seco, faça os desenhos/pinturas nas madeiras, lixe-as bastante com lixa 60 para dar um ar envelhecido, coloquei os ganchos.

    (Os desenhos podem ser feitos com stêncil para quem não tem muita habilidade com pincéis fininhos).

    Dica: Um bom resultado depende também da escolha de cores e de sua harmonização. Tem muita arte linda por aí, é só espiar e se inspirar!

    Cabideiro com pátina envelhecida-005Pronto! Agora é só fazer o seu!!!

    Você gostou? Então veja outros posts no nosso Facebook!

    VIA: Veronica Kraemer / Além da Rua Atelier
    FOTO(S): Veronica Kraemer

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Responda nossa enquete

    Qual sua maior dificuldade?