Faça uma linda capa para deixar seu sofá bonito e estiloso
Geralmente, a sala é o local onde todos os membros de um lar costumam se reunir, sem falar, que é também o lugar de recepção das visitas. Por isso, é muito válido tornar esse espaço convidativo e acolhedor, a capa de sofá pode ser uma ótima aliada nesse processo. Além disso, dar uma “roupagem” para o seu estofado é a melhor opção para esconder as suas manchas e desgastes, que aparecem normalmente com o tempo, ainda mais em casas com crianças. Quando a estrutura de um sofá ainda está forte e firme, a melhor opção para o bolso é a capa e não a reforma total.
APRENDA COMO FAZER UMA CAPA DE SOFÁ PARA A SUA SALA:
Materiais necessários:
- tecido
- esponja
- fita métrica
- tesoura
- agulha e linha.
Antes de tudo, o que tornará a sua capa estilosa é o tecido escolhido, então procure o máximo de opções possíveis e não esqueça dos outros itens que já compõe a sua sala. Não tenha medo de ousar, porém não esqueça que nem sempre informação de mais cai bem.
Passo-a-Passo para fazer sua capa de sofá
Passo 1 – O primeiro passo é medir todos os lados do sofá. Tenha um papel em mãos, porque os lados podem não ser exatamente iguais. Uma dica para o início é colocar a esponja entre o assento e o encosto, para medir em qual altura ele deve ser cortado. Corte as divisórias entre os dois espaços, e caso a esponja que tenha comprado esteja chegando até os braços do sofá, corte esse excesso também.
Passo 2 – Com isso feito, é possível até usar estas partes cortadas como moldes. Então, pegue o tecido e meça mais uma vez o que terá que cortar, que será as capas da sua esponja. Lembre-se que agora é preciso deixar sobras, para que o pano cubra todo o sofá. Para a parte do encosto não esqueça que atrás do sofá também existe pano que precisa ser coberto, por isso deixe ainda mais sobras do que o deixado para o assento.
Passo 3 – Hora da costura, você pode começar pelo assento ou pelo encosto, a escolha é sua. Só não pode esquecer de deixar um espaço para a inserção da esponja no pano. Sabendo disso, tenha em mente que a costura será como um sanduíche de pano com esponja (panos embaixo e em cima, esponja no meio). Passe a linha de maneira quádrupla na agulha, para que ela fique mais resistente.
Passo 4 – Capas feitas para as duas principais partes do sofá, chegou o momento de juntá-las, costure o assento e o encosto, transformando-os em uma única coisa. Você vai perceber que ainda está faltando os apoios para o braço, e também verá que não é necessário a esponja nessa parte, mas caso queira, poderá usar. Para os braços é só medir as alturas, cortar os panos e também costurá-los no que já foi feito.
Passo 5 – Capa pronta, posicione-a corretamente no sofá e chame a família para a aprovação. Se você for boa em costura, pode criar mais detalhes na sua capa, mas se não for e achar que a nova decoração do seu sofá está básica demais, invista no poder das almofadas, elas dão um ar único a toda decoração. Deixe a sua imaginação rolar para esse processo!
Então, gostou? Confira muito mais em artesanatonarede.com.br
PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Canal Da Bah