Confira ideias encantadoras e inspiradoras de quem anda reaproveitando embalagens plásticas.
As ferias acabaram mas quem disse que a energia também a acabou?
Que tal brincar de reciclar plástico?
Você sabia que ele leva mais de 200 anos para se decompor na natureza? A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele. “Bactérias e fungos que decompõem os materiais não tiveram tempo de desenvolver enzimas para degradar a substância”, afirma a engenheira química Marilda Keico Taciro, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O plástico é um material novo na natureza – o primeiro modelo surgiu só em 1862, criado pelo britânico Alexander Parkes. Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo. Resultado: alguns tipos de plástico, como o PET, usado em garrafas de refrigerantes, levam séculos para desaparecer.
Esta dica é para montar brinquedos divertidos e sustentáveis com a ajuda da criançada! E para as meninas, que tal montar uma casinha de bonecas caprichada feita de embalagens plásticas de produtos de limpeza.
A primeira parte para fazer esse tipo de trabalho é recomendada só para os adultos. Primeiro tire o rótulo e lave e seque bem a embalagem plástica e depois com uma canetinha, desenhe onde serão as portas e as janelas. Depois é só recortar a área traçada com um estilete.
Pronto, depois de terminada essa etapa pode chamar os filhos pra participarem, pintando e decorando a casinha de bonecos. Dá pra usar colantes, canetas marcadoras, enfim, hora de estimular a criatividade!
Depois de pronto é só preencher a casinha com os bonequinhos e partir pra brincadeira!
Chame a galerinha e ponha essa criançada para brincar com arte e responsabilidade, começando pela reciclagem das embalagens plásticas!
Veja também: Porta trecos endurecidos
Fonte: Vila Mulher