Convincente Imitação de Couro em MDF

0
1870

Quando visitamos lojas de decoração para casa e escritório, um dos utensílios que chama a atenção são aquelas caixas de madeira com acabamento em couro. Como sabemos, produtos feitos de couro costumam possuir um preço muito elevado e isso acabou criando uma nova forma de artesanato, é o caso de objetos que fazem imitação de couro.

Entre os objetos que podemos fazer com a imitação de couro são caixas e porta café, por exemplo. Esse tipo de arte simples e que dá um ar sofisticado para a decoração é uma ótima forma de usar a criatividade. Mas, como fazer um objeto com imitação de couro? Veja o passo a passo e descubra que é mais fácil do que imaginava!

IMAGEM: Livia Fiorelli, Life Artesanato

Para fazer um objeto que seja uma imitação de couro, você deve ter na sua lista de material: tinta tipo PVA cerâmica, tinta preta e preta comum, verniz, estêncil, e se desejar, a palavra que vai identificar para o que serve a caixa MDF com imitação de couro.

O primeiro passo é pegar a caixa em MDF que deseja fazer a decoração e desmontar ela. Em seguida, passe a tinta PVA para cerâmica deixando-a com a cor que imita a ferrugem, por fim, espere secar.

O segundo passo para fazer uma caixa MDF com imitação de couro é passar a tinta da cor desejada. Para isso, pegue uma bucha e molhe na água e, com um lado dela passe na tinta e comece a dar leves batidas na caixa, em seguida, usando o outro lado da bucha, dê mais batidas para suavizar a cor da tinta.

Depois de fazer esse processo na caixa inteira e na tampa, o terceiro passo para fazer uma caixa de MDF com imitação de couro, é passar a tinta preta da mesma forma que a tinta anterior. Com leves batidas, pinte a caixa inteira.

O quarto passo para fazer a caixa de MDF com imitação de couro, é, com a ajuda de um pincel passar novamente a tinta preta por todas as bordas da caixa. Em cima da sombra da tinta preta, pegue o estêncil e coloque sobre essa marcação, e em seguida passe uma a tinta branca para marcar o desenho.

Após passar a tinta preta e branca, chegou o quinto passo para fazer a caixa de MDF com imitação de couro: Passar o verniz. Com a caixa seca, passe um pincel de verniz de sua escolha na peça.

Com a caixa completamente envernizada, o sexto passo para fazer a imitação de couro é deixar secar, depois colocar os puxadores e os “pezinhos” que escolheu na caixa. Na sequência, coloque a palavra escolhida finalizando com a colagem do vidro.

Passos simples e fáceis de serem aprendidos, agora você já pode fazer a sua caixa MDF com imitação de couro para decorar a sua mesa do escritório ou até mesmo a mesa de centro da sua sala de estar. Delicada e com um ar antigo, a imitação de couro dá um toque de estilo e personalidade para o ambiente que desejar!

ASSISTA A VIDEOAULA:

SUGESTÃO DE CORES:

  • Couro Tradicional: Ceramica, café e preto
  • Couro Claro: Pistache, caramelo e Café
  • Couro Verde: Verde Maça, Verde Mata e Preto
  • Couro rosa: Rosa Ciclame, Uva e Preto
  • Couro Azul: Turquesa, azul Marinho e preto
  • Couro Vermelho: Vermelho vivo, amora e preto
  • Couro grafite: Cinza, grafite e preto

Observação: Sempre fazer o sombreado com a última cor esponjada.

CONTATO DA ARTESÃ: Livia Fiorelli

Artesã com canal no Youtube que ensina diversas técnicas, além de dicas importantes para seu artesanato!

E-MAIL: [email protected]
FACEBOOK: www.facebook.com/lifeartesanato
INSTAGRAM: @liviafiorelli

GOSTOU?

Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGENS: Livia Fiorelli

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of