fbpx

Convincente Imitação de Couro em MDF

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Quando visitamos lojas de decoração para casa e escritório, um dos utensílios que chama a atenção são aquelas caixas de madeira com acabamento em couro. Como sabemos, produtos feitos de couro costumam possuir um preço muito elevado e isso acabou criando uma nova forma de artesanato, é o caso de objetos que fazem imitação de couro.

Entre os objetos que podemos fazer com a imitação de couro são caixas e porta café, por exemplo. Esse tipo de arte simples e que dá um ar sofisticado para a decoração é uma ótima forma de usar a criatividade. Mas, como fazer um objeto com imitação de couro? Veja o passo a passo e descubra que é mais fácil do que imaginava!

IMAGEM: Livia Fiorelli, Life Artesanato

Para fazer um objeto que seja uma imitação de couro, você deve ter na sua lista de material: tinta tipo PVA cerâmica, tinta preta e preta comum, verniz, estêncil, e se desejar, a palavra que vai identificar para o que serve a caixa MDF com imitação de couro.

O primeiro passo é pegar a caixa em MDF que deseja fazer a decoração e desmontar ela. Em seguida, passe a tinta PVA para cerâmica deixando-a com a cor que imita a ferrugem, por fim, espere secar.

O segundo passo para fazer uma caixa MDF com imitação de couro é passar a tinta da cor desejada. Para isso, pegue uma bucha e molhe na água e, com um lado dela passe na tinta e comece a dar leves batidas na caixa, em seguida, usando o outro lado da bucha, dê mais batidas para suavizar a cor da tinta.

Depois de fazer esse processo na caixa inteira e na tampa, o terceiro passo para fazer uma caixa de MDF com imitação de couro, é passar a tinta preta da mesma forma que a tinta anterior. Com leves batidas, pinte a caixa inteira.

O quarto passo para fazer a caixa de MDF com imitação de couro, é, com a ajuda de um pincel passar novamente a tinta preta por todas as bordas da caixa. Em cima da sombra da tinta preta, pegue o estêncil e coloque sobre essa marcação, e em seguida passe uma a tinta branca para marcar o desenho.

Após passar a tinta preta e branca, chegou o quinto passo para fazer a caixa de MDF com imitação de couro: Passar o verniz. Com a caixa seca, passe um pincel de verniz de sua escolha na peça.

Com a caixa completamente envernizada, o sexto passo para fazer a imitação de couro é deixar secar, depois colocar os puxadores e os “pezinhos” que escolheu na caixa. Na sequência, coloque a palavra escolhida finalizando com a colagem do vidro.

Passos simples e fáceis de serem aprendidos, agora você já pode fazer a sua caixa MDF com imitação de couro para decorar a sua mesa do escritório ou até mesmo a mesa de centro da sua sala de estar. Delicada e com um ar antigo, a imitação de couro dá um toque de estilo e personalidade para o ambiente que desejar!

ASSISTA A VIDEOAULA:

SUGESTÃO DE CORES:

  • Couro Tradicional: Ceramica, café e preto
  • Couro Claro: Pistache, caramelo e Café
  • Couro Verde: Verde Maça, Verde Mata e Preto
  • Couro rosa: Rosa Ciclame, Uva e Preto
  • Couro Azul: Turquesa, azul Marinho e preto
  • Couro Vermelho: Vermelho vivo, amora e preto
  • Couro grafite: Cinza, grafite e preto

Observação: Sempre fazer o sombreado com a última cor esponjada.

CONTATO DA ARTESÃ: Livia Fiorelli

Artesã com canal no Youtube que ensina diversas técnicas, além de dicas importantes para seu artesanato!

E-MAIL: [email protected]
FACEBOOK: www.facebook.com/lifeartesanato
INSTAGRAM: @liviafiorelli

GOSTOU?

Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGENS: Livia Fiorelli

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Autor(a)
Rick Frois

Rick Frois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba conteúdo grátis

Quem Somos

O Artesanato na Rede é o maior portal do seguimento artesanal que desde 2001 atua em parceria com diversos artesãos e profissionais da área, com aulas passo a passo em diversas técnicas.

© Artesanato Na Rede – Rua Conselheiro Saraiva, 341 – Sala 4 – Santana, São Paulo – SP, 02037-020