Decore sua casa: Enfeite de vidro com chitão

2184

É muito provável que você tenha pelo menos um pote de vidro decorado na sua casa. Seja aquele pote de requeijão ou até mesmo um presente que ganhou e decidiu guardar de enfeite. Independente de qual seja a situação, você pode usar esse objeto e dar novas utilidades para ele! Neste momento, basta usar a criatividade para fazer uma bela decoração e deixar os seus potes de vidros decorados com o a sua cara.

Decore sua casa: Enfeite de vidro com chitão
IMAGEM: Silvinha Borges

Esta diferente forma de artesanato é uma grande chance de colocar para fora o artista que existe em você! Acompanhe o passo a passo por meio de uma videoaula que ensina a fazer enfeites em vidros.

Para fazer enfeite de vidro com Chitão, você vai precisar pegar o pote de vidro que escolheu para fazer a peça. Com o pote de vidro separado, você vai pegar o tecido que escolheu para fazer o enfeite, e recortar envolta de toda a estampa do pano. Depois de cortar, você deve apoiar as estampas sob um pano, para que então possa passar a cola branca por cima do tecido.

Após cobrir cada pedaço da estampa com a cola, você pegue o pote de vidro e cole todas as estampas no mesmo. Para ajudar, use um pano para dar pressão sob a estampa, permitindo que o mesmo cole corretamente.

Agora que as estampas estão todas coladas no pote de enfeite, passe mais uma demão de cola sob as imagens coladas, assim ela ficará reforçada no vidro. Espere alguns minutos e, mesmo sem estar completamente seco, você já pode passar a primeira camada da tinta.

Vale ressaltar que, para passar a tinta, uma dica é usar uma bucha e tirar o excesso antes de aplicar no vidro. Além disso, outra dica é começar a passar em torno das estampas, para que dê o aspecto de sombra.

Deixe o pote de enfeite separado para que possa secar, e comece a fazer a tampa do pote. E para isso, pegue a tampa, passe a cola branca e cole o feltro para que a peça pareça aveludada. Com o feltro na tampa, cole o tecido usando a estampa que desejar.

Para ajudar nesse processo de colar o enfeite na tampa, use um pano para não grudar os dedos e, principalmente, para empurrar o tecido na região onde fica a parte de rosquear – caso a tampa feche dessa forma – para que consiga fechar o pote de enfeite corretamente.

Finalizando a tampa, cole mais um feltro na parte de dentro da tapa para que fique igual ao resto. E então, pegue o pote de enfeite e enrole uma fita na abertura dele, amarre e tampe o pote. Deixe secar até o dia seguinte para que possa finalizar completamente o pote.

A última parte, para que o pote de enfeite fique completo, passe uma camada de verniz – se necessário misture com água – no pote inteiro. Deixe secar e pronto. O seu pote de enfeite está pronto para decorar o ambiente!

ASSISTA A VIDEOAULA:

CONTATO DA ARTESÃ: Silvinha Borges

Moro no interior do Rio de Janeiro e criou um canal do YouTube para mostrar suas ideias de um jeito bem simples e explicada passo a passo!

SITE: www.arteemcasablog.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/silviaxavierborges

GOSTOU?

Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGENS: Silvinha Borges