Através dos séculos, desde o surgimento dos livros, artistas colocam seu estilo e criatividades na encadernação das páginas.
Veja lindos trabalhos com encadernação de tecidos para cadernos, agendas e bloquinhos.
Flaviani de Lara é uma artista que coloca em suas encadernações muito estilo. Em sua página no facebook Atelier Larinha, ela divulga seu trabalho e sua arte.
Antes de falar um pouco mais sobre o assunto, vamos conhecer alguns trabalhos da artesã;
A artista usa tecidos escolhidos a dedo para revestir agendas, cadernos e bloquinhos e até os confecciona para lembrancinhas.
Até a maneira como junta as folhas é divertida e diferente, vale a atenção aos detalhes.
Flaviani de Lara também fez essa ideia muito legal de um protetor/suporte para tablets, a ideia pode ainda ser usada para smartphones, não é demais?
Você pode reformar livros e cadernos, ou mesmo personalizar suas agendas ou cadernos dos filhos!
Você sabia que a encadernação surgiu da necessidade de preservar e conservar documentos e livros no século I, assim que começaram a usar o formato de codex (folhas disposta em forma de livro como conhecemos hoje) no lugar de rolos de pergaminhos. Eram usados até madeiras para encadernar e proteger o conteúdo dos livros.
Foi na Renascença que a encadernação como conhecemos ganhou força e começou a ficar cada vez mais detalhada e bonita.
No final do século XIX, o veludo foi um material muito utilizado para a cobertura das capas e da lombada das encadernações imperiais. Chique, não?
Agora você já com certeza tem a inspiração necessária para começar a por a mão na massa, ou melhor, nos livros, agendas, cadernos e bloquinhos!
Crédito das imagens Flaviani de Lara