Aprenda a reutilizar e fazer uma estante com caixotes velhos, simples e fácil!
Encontrar caixotes velhos em feiras ou até mesmo na rua não é difícil, além do mais, muitas pessoas tem esse tipo de peça encostada em casa. Pensando nisso, hoje nós trazemos um Passo a passo feito pela criativa artesã Veronica Kraemer que ensina como fazer uma estante com caixotes de frutas, contribuindo para que essas peças ganhem uma boa utilidade.
É hora de começar!
Separe os caixotes parecidos, para que seu móvel fique alinhado e bonito. Depois inicie os seguintes passos:
Passo 1 – Lixar
Passo 2 – Preparar Fundo para a pintura
Usando uma trincha larga pinte os caixotes com uma demão de tinta PVA branca (látex) como na imagem acima. Apenas uma demão é suficiente, mesmo que a pintura não fique uniforme.
RECOMENDAÇÃO: Se a tinta estiver muito grossa, dilua em um pouco de água, para facilitar a pintura dos caixotes.
Passo 3 – Pintar os caixotes
Pinte os caixotes na cor escolhida usando esmalte à base de água, acetinado ou brilhante. De acordo com a artesã Veronica Kraemer, “(…) com o acabamento acetinado ou brilhante, não é necessária a aplicação de verniz, pois a tinta já tem proteção”.
Para fazer isso, use uma trincha pequena para a pintura e Apliquei 2 demãos de cada cor, e espere aproximadamente 1 hora entre uma demão e a outra.
RECOMENDAÇÃO: Se depois da segunda demão, você perceber falhas na pintura, aplique mais uma demão de tinta, para que o trabalho saia perfeito.
Passo 4 – Coloque os rodízios
Pelo fato da madeira ser fina e correr o risco de ter rachaduras na colocação de pregos, a melhor escolha é colar os rodízios com fita dupla face forte.
Para finalizar a peça, coloque um caixote em cima do outro, ou se preferir use a fita dupla face de novo para cola-los.
Veja imagens da peça pronta:


Você gostou? Então acesse nosso Facebook e veja mais posts como este!
Via: Veronica Kraemer / Além da Rua Atelier