InícioArtesanatoEstofado de Porta Customizado

Estofado de Porta Customizado

Faça aqui o seu estofado de porta totalmente customizado! Siga o passo a passo e veja como é fácil.

Materiais Necessários:

  • 3 metros de feltro (não precisa ser de lã)
  • 3 metros de vinil ou outro tecido
  • Cola Magna-Tac ou cola adesiva
  • Spray Vaporizador – Spray Mount (Ou qualquer tipo de spray vaporizador)
  • Tesoura
  • Cortador da caixa ou faca X-Acto
  • Guarnição e cabeças de prego (ou pedras, use o que preferir)
  • Martelo
  • Tinta látex
  • Pincel
  • Fita do pintor
  • Régua

Antes de começar, é uma boa idéia para remover a porta de onde ela está presa e coloque-a deitada. Você pode remover a maioria das portas retirando os pinos das dobradiças; estas são as pequenas hastes que se juntam de um lado da dobradiça para o outro. Eu recomendo também fixar a sua porta em uma superfície elevada, como cavaletes, de modo que você não tenha que se curvar enquanto você estiver trabalhando, o que tornará tudo mais seguro e melhor para a qualidade de seu trabalho.

Passo-a-Passo para fazer seu estofado de porta

Passo 1 – Comece cortando duas camadas de feltro que seja cada uma 2,5 cm mais curta e mais estreita do que sua porta. Em seguida, vaporizar a superfície da porta com Spray Mount, e no centro de uma das camadas de feltro na parte superior, de modo que surja uma borda mais exposta em torno de todas as quatro bordas de 2,5 cm. Em seguida, vaporizar o topo do feltro que você acabou de colocar no lugar, e coloque a segunda camada sobre a primeira. O feltro ajuda a dar o acabamento, o faz parecer um pouco mais acolchoado e dimensional. Uma vantagem adicional é que todas essas camadas são ótimos para amortecer o som (É importante manter o preenchimento um pouco menor do que a porta para não adicionar muita espessura ao longo das bordas, o que poderia impedir sua porta de fechar)

Passo 2 – Corte um pedaço de vinil cerca de 2 centímetros mais longo e mais largo que sua porta. Aplique uma linha de cola do lado de fora do feltro em todas as quatro bordas da porta. Agora coloque a face do vinil  sobre a porta, permitindo um comprimento e largura extra para estender ao longo das bordas. Enquanto a cola ainda está molhada, pressione o vinil na cola. Uma vez que o vinil é colada no lugar, apare o excesso das bordas com um cortador de afiado, que seria a sua faca pontuda, para que o vinil fique nivelado com os lados da porta; você pode fazer isso passando a lâmina ao longo da borda da porta.Passo 3 – A idéia de martelar cada cabeça do prego em um único lugar parece estranha! É por isso que eu usei uma guarnição de cabeça de prego que você simplesmente cortado em tiras e prende-as com algumas cabeças de prego individuais. Primeiro use fita adesiva e uma régua para marcar onde eu queria que minhas cabeças de prego ficassem alinhadas. A coisa boa sobre o uso de fita adesiva é que ela permite que você faça ajustes e também te permite ver se vai funcionar antes de começar a aplicar as cabeças dos pregos. Eu escolho ir ao redor da borda externa e, em seguida, criar uma linha de pedras brilhantes no interior, mas as opções são praticamente ilimitadas, você pode fazer do modo que preferir. Só não se esqueça de manter as cabeças de prego longes da maçaneta. Uma regra de ouro é começar colocando as cabeças dos pregos  de 2,5 cm a partir da borda externa da porta. No meu caso, coloquei as cabeças dos pregos ao redor da maçaneta para não interferir.Passo 4 – Se estiver tudo certo, você está pronto para cortar a guarnição de comprimento e começar a martelar. Use um comprimento qualquer com linhas retas para meu teste padrão. Para proteger os cantos juntei os dois comprimentos de guarnição, sobrepondo as extremidades e martelando um prego através de ambas as camadas. Para terminar o projeto eu adicione um pouco de tinta azul-turquesa nas bordas de minha porta. Agora tudo o que resta é colocar a sua porta no lugar em que ela estava e admirar o seu trabalho.Seu estofado de porta está pronto! Então, gostou? Confira muito mais em artesanatonarede.com.br

Andreia Bassan
Andreia Bassan
Sou empresária no ramo da arte, educação e comunicação. Também sou apresentadora do programa Artesanato na Rede, transmitido todas as segundas, quartas e sextas pelo Facebook e YouTube.
Veja também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos