Hora da arte! Relógio com pátina e textura

440

Atualmente, podemos encontrar diversos itens de decoração feitos de madeira e que possuem o ar de rusticidade. E um ótimo exemplo é o relógio com pátina. Com alguns materiais, você consegue fazer um item simples e ao mesmo tempo decorativo por meio de uma videoaula que ensina o passo a passo de como fazer essa arte rústica e criativa.

Hora da arte! Relógio com pátina e textura
IMAGEM: Livia Fiorelli

O primeiro passo para fazer um relógio com pátina, é preciso pegar duas peças: Uma redonda, que será o relógio em si, e uma quadrada, para ser a base. Depois de separar as peças para fazer o relógio com pátina, você deve pegar a parte circular – igual a de um relógio comum. Em seguida, passe a Goma Laca Indiana em toda a peça redonda. E, além de passar nela, passe a goma também na outra peça que tem o formato quadrado e é feita de pallet.

É importante lembrar que, ao passar a goma, você precisa mergulhar o seu pincel no álcool, pois este produto é apenas solúvel neste líquido. Com as peças secas, o próximo passo para fazer o relógio com pátina é fazer uma mistura de betume e aguarrás mineral – duas de betume para uma de aguarrás. Com essa mistura em um pote separado, pegue o pincel e cubra a placa de pallet e na peça redonda.

Quando as peças estiverem completamente secas, pegue uma vela e passe nas divisórias do pallet para que ele fique desgastado. Faça o mesmo processo também na peça redonda.

Com as peças mais desgastadas, você precisará colorir a peça de pallet com tinta PVA na cor cinza. Molhe o pincel na água, tire o excesso e pinte a peça por inteira. Já na peça redonda, você vai usar uma tinta PVA na cor branca – faça o mesmo processo com o pincel e a água.

Neste passo, ao passar a primeira camada de tinta branca, finalize passando por cima o que sobrou no pincel da tinta cinza. Assim, a peça ficará com o aspecto degradê e não branco opaco.

Com as duas peças pintadas, o próximo passo para fazer o relógio com pátina é, com o auxílio de uma lixa, desgastar a tinta de cada peça para que fique lisa. Posicione a peça redonda em cima da quadrada e faça marcações na peça redonda seguindo as divisórias da peça quadrada. Assim dará a impressão de que é apenas uma peça e não duas.

Para fazer as marcações dos horários e desenhos do relógio com pátina, pegue um estêncil de sua preferência e posicione em cima da peça redonda. Para fazer a textura, pegue a textura criativa branco metalizado, coloque em um recipiente e misture a textura com uma tinta acrílica cinza.

Depois de misturado, passe sob o estêncil para marcar os horários e desenhos na peça redonda. Tire o estêncil, passe com uma espuma uma tinta cinza e escuro na lateral da peça redonda, e então cole a peça redonda na peça quadrada.

Para finalizar, passe o verniz em spray sob todo o relógio com pátina e coloque os ponteiros. Agora está finalizado o seu relógio com pátina, item rústico e moderno para decorar a parede da sua casa ou até mesmo do escritório!

ASSISTA A VIDEOAULA

CONTATO DA ARTESÃ: Livia Fiorelli

Artesã com canal no Youtube que ensina diversas técnicas, além de dicas importantes para seu artesanato!

E-MAIL: lifeartesanato@hotmail.com
FACEBOOK: www.facebook.com/lifeartesanato
INSTAGRAM: @liviafiorelli

GOSTOU?

Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGENS: Livia Fiorelli