InícioDatas especiaisLuminária de Origami

Luminária de Origami

Aprenda a fazer uma linda luminária utilizando a técnica japonesa Origami!

Origami é uma técnica muito conhecida de dobrar papel, criando formas, objetos, animais e outras coisas! Aqui você vai aprender a fazer uma luminária incrível usando essa técnica.
Confira o passo-a-passo!
Material

  • Papel branco A4
  • Tesoura ou Estilete
  • Lápis
  • Régua
  • Cola quente, pistola de cola quente e bastões
  • Luminária japonesa de papel redonda (40,6 centímetros de diâmetro)


Passo-a-passo:
Passo 1 – Primeiro, prepare o seu papel. Use papel A4 simples, pois é leve e branco, no entanto, você terá que cortá-lo na forma de um quadrado. Coloque o papel sobre a superfície de trabalho em uma posição horizontal. Marque o centro da maior dimensão com 14,85 centímetros. Agora, marque o mesmo comprimento (14,85 centímetros) do lado vertical mais curto para criar dois quadrados.


Passo 2 –
Coloque a régua no meio da folha e use um estilete para cortar os quadrados. Pode cortar mais do que uma folha de papel por vez. Apenas certifique-se de mantê-los alinhados. Como a forma quadrada do papel precisa ser perfeita a precisão nesta etapa é muito importante. Corte cerca de 90 quadrados (você vai usar um total de 45 folhas de papel branco A4).


Passo 3 –
Coloque um dos quadrados sobre a superfície de trabalho. Se você optar por fazer o projeto com papel colorido em um único lado, coloque a superfície colorida para baixo. Apenas certifique-se de que o papel não é grosso para não acabar criando uma luminária pesada.


Passo 4 –
Dobre o papel em dois, trazendo a borda inferior para cima até que esteja alinhado com a extremidade superior. Lembre-se de v
incar bem.


Passo 5 –
Agora dobre o papel em dois, desta vez na vertical. Traga a margem esquerda para a margem direita, até que estejam perfeitamente alinhados. Lembre-se de vincar bem.


Passo 6 –
Abra o papel. Agora pegue o canto inferior direito e leve até o centro do quadrado (onde as estão as marcas da dobradura) e novamente você deve vincar o papel.


Passo 7 –
Repetir o mesmo processo de dobragem e vinco para todos os cantos. Agora você deve ter uma forma de diamante, como na figura abaixo.


Passo 8 –
Dobrar o diamante em dois, levando a borda inferior direita para cima até que esteja alinhada com a extremidade superior esquerda, depois faça o vinco.


Passo 9 –
Repita o processo dobrando o diamante na outra diagonal.


Passo 10 –
Abra o papel, como na figura abaixo.


Usando as duas mãos, coloque os dedos sobre as pregas diagonais e pressione delicadamente o diamante para dentro.


Mantenha pressionado até que todos os pontos atinjam o centro criando um cruzamento.


Agora dobre as abas triangulares e faça o vinco, como na figura abaixo. Esta etapa é apenas para garantir os vincos.


Passo 11 –
Deixe o papel abrir naturalmente. Ele deve ficar no formato de uma estrela.


Se você usou o papel colorido ficará parecido com este.


Agora repita os passos até que você tenha 90 estrelas de origami.


Passo 12 –
Coloque as estrelas em uma superfície plana para formar um padrão que será posteriormente utilizado na luminária. Coloque uma estrela sobre a outra, formando uma coluna. Os cantos inferiores da estrela deve tocar os cantos superiores da outra, deixando um buraco losango. Agora faça uma segunda coluna de estrelas da mesma forma, Coloque ao lado da primeira de uma forma que os cantos das estrelas se encaixem na primeira coluna. Repita o processo, deixando o padrão parecido com a imagem abaixo. Este passo é necessário para que você fique familiarizado com a forma de criar o padrão, já que é um pouco mais complicado de reproduzir em uma superfície redonda.


Passo 13 –
Prepare-se para o processo de colagem. Em primeiro lugar, aqueça a sua pistola de cola e coloque uma das mãos dentro da luminária para mantê-la estável na hora da colagem.


Segure a primeira estrela a partir do topo e adicione um pouco de cola na parte inferior, espalhando nos quatro cantos da estrela.

Passo 14 – Coloque a estrela na luminária e mantenha no lugar até que esteja firmemente colada. Você precisa trabalhar com rapidez e precisão durante o processo de colagem, para a cola não secar. Cole as outras estrelas do centro até o topo da luminária.

Passo 15Quando chegar ao topo da luminária, você verá que não há espaço suficiente para formar o padrão corretamente. Gradualmente pressione as estrelas um pouco mais, para que possam caber na esfera. Após isso, vire a luminária de cabeça para baixo e cole as estrelas na outra metade.

Pronto! – Quando a cola secar a sua luminária de papel estará pronta.

Você pode fazer diferentes projetos com a técnica de origami estrela. Você poderia tentar criar algumas decorações estrela de papel para a sua árvore de Natal ou presentes. Você também pode criar uma decoração 3D. Você gosta de artesanato de papel? Deixe um comentário!

Feito por: Eleanna Kotsikou

Andreia Bassan
Andreia Bassan
Sou empresária no ramo da arte, educação e comunicação. Também sou apresentadora do programa Artesanato na Rede, transmitido todas as segundas, quartas e sextas pelo Facebook e YouTube.
Veja também

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais vistos