fbpx

14ª edição da Mega Artesanal agradou artistas, expositores e milhares de visitantes

14ª edição da Mega Artesanal agradou artistas, expositores e milhares de visitantes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

São Paulo, 29 julho de 2014 – A 14ª edição da maior feira de artes e técnicas para artesanato da América Latina superou, novamente, as expectativas do público e da organização. A Mega Artesanal 2014 que aconteceu entre os dias 22 e 26 de julho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, recebeu milhares pessoas. Durante os cinco dias de feira, cujo primeiro foi exclusivo para lojistas e imprensa, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer milhares de cursos gratuitos, conhecer ferramentas, máquinas e acessórios, aprender novas técnicas e comprar diversas opções de produtos de decoração ou de uso pessoal, como acessórios e calçados. Além disso, na área de mais de 33 mil m², o público também teve a oportunidade de ver mais de dez exposições e visitar a Casa da Mega, uma espaço com nove ambientes todos decorados com peças de artesanato e produtos reaproveitados ou sustentáveis.

Veja a seguir algumas imagens de momentos marcantes da Mega Artesanal 2014

Caravanas e vans

1Todos os dias, ônibus e vans chegavam logo pela manhã trazendo visitantes de vários pontos do Brasil. Foram dezenas de caravanas, além de vans que saíram gratuitamente todos os dias do metrô Jabaquara. A visitante Laura de Paula Aguiar, de 37 anos, contou que, apesar do cansaço, adorou o passeio e se surpreendeu com tudo o que viu na feira “Não vejo a hora de chegar em casa e mostrar pra minha mãe tudo o que comprei aqui. Ano que vem estou de volta, com certeza”, afirmou a visitante.

2

Abertura

Milhares de pessoas aguardavam nas filas a abertura dos portões do Centro de Exposições Imigrantes, às 10h, na quarta feira. “Saí de casa às 6h para chegar aqui no início e aproveitar o dia todo. Se eu não tiver tempo de ver tudo, volto amanhã”, conta Ieda Oliveira, de 69 anos.

3  4

5

6Aplicativo

A WR, organizadora da Mega Artesanal 2014, disponibilizou gratuitamente um aplicativo para dispositivos com sistemas iOS e Android que facilitava a localização do visitante no Centro de Exposições Imigrantes. Com uma planta completa do evento, o recurso também garantia que ninguém se perdesse no estacionamento do local, graças à função que permitia “salvar” o lugar exato em que seu veículo estava estacionado.

Cursos

Tradição na Mega Artesanal, os cursos atraíram milhares de pessoas durante toda a feira. Foram ensinadas técnicas de pintura e decoupage para a produção de doces fake, métodos para a elaboração de sinos natalinos com lantejoulas, vasos com mosaicos de vidro, porta-retrato com tecido adesivo, álbum sanfonado, moleskine com capa de tecido, porta-chaves de madeira, bonecas de pano, livros de receitas de scrapbook, entre outras. A maioria dos cursos era de graça e o aluno podia levar suas obras para casa. “O artesanato é uma terapia pra mim, um momento só meu que me faz esquecer todos os problemas”, descreve a professora Monalisa Silva que começou a fazer artesanato como hobby em virtude de um câncer de mama.

78

9

Público

Os 33 mil m² do Centro de Exposições Imigrantes acolheram mais de trezentos expositores e milhares de pessoas. As mulheres eram a grande maioria do público. “É a segunda vez que venho na Mega, compensa muito comprar material aqui e fazer cursos”, confessa Divina Lousa, que veio de Brasília pelo segundo ano consecutivo.

10  11

Só de olhar

Muitos expositores atraíram o público com a simples apresentação de seus produtos, dando dicas e mostrando como utilizá-los.

1213

 

Exposições

14Mais de dez exposições dividiram a área do Centro de Exposições Imigrantes.

O espaço dedicadoOshibana Art”, por exemplo, possuía cerca de trinta obras produzidas com flores secas prensadas. O diferencial é que, ao invés de tinta ou óleo sobre tela, as obras com a arte oshibana são criadas com folhas, flores, frutas, legumes e verduras. Vistos de longe, os quadros parecem pinturas, mas são plantas naturais que compõem as paisagens e figuras.

15

Já na seção das Bordadeiras do Jardim Conceição, um grupo de mulheres de Osasco, na Grande São Paulo, mostraram seus trabalhos com técnicas de bordado à mão em bolsas, nécessaires, almofadas, toalhas de mesa e guardanapos.

Casa da Mega

“Doce Vida”. Esse foi o tema da Casa da Mega 2014, uma área de 180 m² montada dentro da Mega Artesanal com o trabalhdo de vinte e três artesãos, designers e arquitetos, que mostraram em nove ambientes de uma casa a versatilidade do artesanato na decoração de ambientes. Para inspirar o público a usar a criatividade e reaproveitar peças que seriam descartadas, os artistas usaram, por exemplo, xícaras para montar um relógio, uma porta antiga de madeira para fazer uma mesa, papel higiênico para produzir um quadro e colheres amarradas como lustre.

16  17  18

19  20

 

Sustentabilidade

 

21O estilo de arte sustentável inspirou aqueles que querem decorar a sua casa sem gastar muito e também os que não sabem o que fazer com algo sem uso, que seria descartado. “Tirei fotos de várias ideias criativas e fáceis para eu fazer na minha casa, do meu gosto”, contou a biomédica Jéssica Castro.

Presenças internacionais

A 14ª Mega Artesanal recebeu visitantes e expositores internacionais de países como México e Peru.

2223

Bricolagem

O evento comprovou o promissor cenário da bricolagem, que diversifica e multiplica o uso dos mais diversos materiais. No espaço dedicado à técnica, os visitantes aprenderam a fazer um mini-estúdio fotográfico e um buquê de noiva, por exemplo.

24  25

Serviço: Mega Artesanal 2014

Data: 22 de julho (apenas para lojista)

De 23 a 26 de julho (aberto ao público em geral)

Local: Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo / SP

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Horário: 22 de julho, das 10h às 19h

23 de julho a 26 de julho, das 10h às 19h

Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada

Proibida a entrada de menores de 12 anos

Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

 

Mais informações: www.wrsaopaulo.com.br

Sobre a WR São Paulo – especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, fundada e sediada há vinte anos na cidade de São Paulo. Entre os diversos eventos que promove estão as feiras Mega Artesanal, Brazil Patchwork Show, Brazil Scrapbooking Show, Brasil Certificado, Artes nas Gerais e Feira de Máquinas e Produtos do Setor Madeireiro, e vários congressos internacionais do setor de base florestal. Os projetos mais recentes da empresa são a WR Consciente e a Associação Latino Americana para o Fomento do Artesanato.

Acompanhe a WR São Paulo no Facebook:

26

 

também poderá gostar de

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Autor(a)
Márcus Vinícius Arouca

Márcus Vinícius Arouca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado para você

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba conteúdo grátis

Quem Somos

O Artesanato na Rede é o maior portal do seguimento artesanal que desde 2001 atua em parceria com diversos artesãos e profissionais da área, com aulas passo a passo em diversas técnicas.

© Artesanato Na Rede – Rua Conselheiro Saraiva, 341 – Sala 4 – Santana, São Paulo – SP, 02037-020