Andreia Bassan entrevista Aline Cardoso, secretária municipal de SP

    0
    230
    Andreia Bassan entrevista Aline Cardoso, secretária municipal de SP

    Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico detalhou o Programa Mãos e Mentes Paulistanas da Prefeitura de São Paulo

    O artesanato é um setor muito relevante, uma atividade importante para a economia criativa e que permeia os lares do país. Por isso,o Artesanato Na Rede foi convidado para cobrir o lançamento do programa Mãos e Mentes Paulistanas, no dia 22/03/19. Nossa equipe comandada por Andreia Bassan esteve presente para uma entrevista otimista, informativa e de muita relevância para o setor de artesanato.

    “O artesanato é aquele pedaço de turismo que a gente leva para casa e fica olhando com vontade de voltar ao lugar que visitamos. Trata-se de uma atividade que gera renda e também tem um apelo sentimental. Estamos criando o Mãos e Mentes Paulistanas, uma política pública que vai valorizar todo o ecossistema do setor de artesanato e manualidades da cidade de São Paulo. Fomentar a economia criativa por meio do artesanato é um objetivo constante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para gerar trabalho e renda para os artesãos e manualistas da cidade”, explica a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Aline Cardoso.

    Andreia Bassan entrevista Aline Cardoso, secretária municipal de SP

    DADOS E EXPECTATIVAS:

    O artesanato é geração de renda, é saúde, sim saúde muitas pessoas se curam e se recuperam através do trabalho artesanal. Curando doenças graves e até depressão e síndrome do pânico, é cultura, pois mostra nossos aspectos mais simples e elevados do povo através de produtos e artes que se atrelam ao contexto da região especificando o povo de cada canto do país continental, mas não podemos abandonar as manualidades, o craft, o artesanato urbano, pois menos específicos e regionais, são uma força de trabalho gigantesca no qual, segundo o SEBRAE, envolve mais de 10 milhões de pessoas no Brasil e gera uma renda perto de 72 bilhões anuais, divididos em 50 bilhões em peças prontas e 22 bilhões de venda de insumos. Os números provam que o artesanato é uma atividade muito importante e que vem ao longo dos últimos anos sendo abandonado e tratado com descaso pelas politicas públicas e com total descaso. Só na cidade de São Paulo, existem cerca de 20 mil artesãos oficialmente cadastrados, sendo que 10 mil deles são microempreendedores individuais e 1.700 são permissionários de feiras das Subprefeituras.

    Andreia Bassan entrevista Aline Cardoso, secretária municipal de SP - Aline Cardoso

    “Fiquei feliz ao ouvir a fala do prefeito Bruno Covas, sobre a feira da Praça da República, que foi durante muitos anos um cartão postal do turismo da cidade e uma vitrine do artesanato paulistano e brasileiro, mas que nos últimos anos esteve abandonada e morrendo à míngua, e quando ele disse para o subprefeito da Sé que iria reformar o coreto da praça, foi realmente inspirador!” Declara a Secretária Aline Cardoso.

    Andreia Bassan, apresentadora do Artesanato na Rede e artesã reconhecida pelos seus esforços na área artesanal e no mundo empresarial formado por mulheres, disse que deseja ver as ações prometidas, que emocionaram a todos, desde a Secretária Municipal, Sra. Aline Cardoso, da pasta de Desenvolvimento Econômico até a plateia que aplaudiu e ficou confiante no trabalho prometido. O evento foi muito organizado e de duração justa sem perda de tempo. “Parabéns para toda a equipe pelo evento e pelo programa que há muito tempo era esperado pela população de São Paulo e profissionais de artesanato e manualidades”. Finaliza Andreia Bassan.

    ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA:

    Conheça o programa que vai apoiar o artesanato na cidade de São Paulo

    Andreia Bassan entrevista a Sra. Aline Cardoso, secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho sobre o programa Mãos e Mentes Paulistanas de apoio ao artesanato e aos artesãos da cidade.#lugardemulhereondeelaquiser #prefeiturasp #artesanato

    Posted by Artesanato na Rede on Friday, 22 March 2019

    EM RESUMO:

    O Mãos e Mentes Paulistanas foi criado para consolidar o município de São Paulo como referência nacional em artesanato e manualidades. O conjunto de ações previstas para o programa vai impulsionar o setor e mostrar toda a riqueza e a diversidade da produção da nossa cidade”

    IMAGEM: Prefeitura de São Paula / Artesanato Na Rede

    FONTES: Prefeitura de São Paula / Artesanato Na Rede