fbpx

Papel e criatividade! Aprenda como fazer um mini álbum para fotos

Papel e criatividade! Aprenda como fazer um mini álbum para fotos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Uma estrutura tem despertado muito interesse dos artesãos que trabalham com papéis. É o formato concertina, conhecido como sanfona, acordeon, leporello ou orihon. É a estrutura dos “sutras” budistas, mas também é comum nos projetos ocidentais. Versátil, a peça pode se transformar em livros, álbuns, cartões e cadernos de viagem. Outras possibilidades podem surgir conforme a criatividade do artesão!

Papel e criatividade! Aprenda como fazer um mini álbum para fotos

A estrutura concertina é muito usada tanto no Ocidente como no Oriente. No Japão, os sutras budistas são impressos em Orihon, que é o nome japonês para o livro concertina. (ori = dobra, hon = livro). O papel Color Plus 180 gramas é perfeito para este projeto devido a sua qualidade que aceita muito bem as várias dobras que compõem o miolo do álbum. O Color Plus é colorido na massa. Isto significa muito: sua sanfona não deixará vestígios visíveis. Quando um papel é colorido na massa a cor é distribuída uniformemente em seu interior e você não vê partes brancas ou desbotadas nas dobras. Além disso, o papel Color Plus apresenta cor uniforme em toda sua extensão. Com isso, você garante qualidade e beleza!

PASSO A PASSO:

Descobrir o sentido da fibra do Papel Color Plus:

Etapa fundamental para garantir a qualidade das dobras.

Riscar e recortar: Marque o papel com a lapiseira, depois recorte o mesmo com o uso do estilete e régua de metal, sob a base de corte. Após isso, faça a dobradura.

Confecção da capa:

Faça a capa com papelão cinza 2,2mm, depois revista com Papel Color Plus telado. Feito isso, cole as fitas. Para finalizar, cole o miolo na capa.

ASSISTA A VIDEOAULA!

O modelo ensinado neste artigo é um mini álbum, criado para guardar fotos 3×4. O miolo do álbum foi feito com o uso de papel Color Plus 180 gramas. A capa também foi forrada com Color Plus 120 gramas telado. Para não restar dúvidas, Andreia Bassan recebeu a Professora Lucia Ishikawa que comandou o passo a passo de maneira explicativa e dinâmica!

Como foi explicado na aula, você pode desenvolver projetos próprios baseados na sua necessidade e na do cliente. Depois de execução, a parte de criação fica muito mais fácil!

CONTINUANDO OS TRABALHOS:

E se você gostou de aprender a trabalhar com papel provavelmente vai querer assistir as aulas do Professor Paulo Pinheiro!

SE INSPIRE!

SAIBA MAIS!

CONTATO DA ARTESÃ: Lucia Ishikawa

FACEBOOK: @apedraeorio
TELEFONE: 11-98165-9607
E-MAIL: [email protected]

GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

TEXTO: Lucia Ishikawa
REVISÃO E ADAPTAÇÃO: Rick Frois
IMAGEM: Artesanato na Rede
OFERECIMENTO: Fedrigoni Brasil Papéis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Autor(a)
Rick Frois

Rick Frois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado para você

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba conteúdo grátis

Quem Somos

O Artesanato na Rede é o maior portal do seguimento artesanal que desde 2001 atua em parceria com diversos artesãos e profissionais da área, com aulas passo a passo em diversas técnicas.

© Artesanato Na Rede – Rua Conselheiro Saraiva, 341 – Sala 4 – Santana, São Paulo – SP, 02037-020