Pular para o conteúdo

Papel e criatividade! Aprenda como fazer um mini álbum para fotos

    Uma estrutura tem despertado muito interesse dos artesãos que trabalham com papéis. É o formato concertina, conhecido como sanfona, acordeon, leporello ou orihon. É a estrutura dos “sutras” budistas, mas também é comum nos projetos ocidentais. Versátil, a peça pode se transformar em livros, álbuns, cartões e cadernos de viagem. Outras possibilidades podem surgir conforme a criatividade do artesão!

    Papel e criatividade! Aprenda como fazer um mini álbum para fotos

    A estrutura concertina é muito usada tanto no Ocidente como no Oriente. No Japão, os sutras budistas são impressos em Orihon, que é o nome japonês para o livro concertina. (ori = dobra, hon = livro). O papel Color Plus 180 gramas é perfeito para este projeto devido a sua qualidade que aceita muito bem as várias dobras que compõem o miolo do álbum. O Color Plus é colorido na massa. Isto significa muito: sua sanfona não deixará vestígios visíveis. Quando um papel é colorido na massa a cor é distribuída uniformemente em seu interior e você não vê partes brancas ou desbotadas nas dobras. Além disso, o papel Color Plus apresenta cor uniforme em toda sua extensão. Com isso, você garante qualidade e beleza!

    PASSO A PASSO:

    Descobrir o sentido da fibra do Papel Color Plus:

    Etapa fundamental para garantir a qualidade das dobras.

    Riscar e recortar: Marque o papel com a lapiseira, depois recorte o mesmo com o uso do estilete e régua de metal, sob a base de corte. Após isso, faça a dobradura.

    Confecção da capa:

    Faça a capa com papelão cinza 2,2mm, depois revista com Papel Color Plus telado. Feito isso, cole as fitas. Para finalizar, cole o miolo na capa.

    ASSISTA A VIDEOAULA!

    O modelo ensinado neste artigo é um mini álbum, criado para guardar fotos 3×4. O miolo do álbum foi feito com o uso de papel Color Plus 180 gramas. A capa também foi forrada com Color Plus 120 gramas telado. Para não restar dúvidas, Andreia Bassan recebeu a Professora Lucia Ishikawa que comandou o passo a passo de maneira explicativa e dinâmica!

    Como foi explicado na aula, você pode desenvolver projetos próprios baseados na sua necessidade e na do cliente. Depois de execução, a parte de criação fica muito mais fácil!

    CONTINUANDO OS TRABALHOS:

    E se você gostou de aprender a trabalhar com papel provavelmente vai querer assistir as aulas do Professor Paulo Pinheiro!

    SE INSPIRE!

    SAIBA MAIS!

    CONTATO DA ARTESÃ: Lucia Ishikawa

    FACEBOOK: @apedraeorio
    TELEFONE: 11-98165-9607
    E-MAIL: [email protected]

    GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

    TEXTO: Lucia Ishikawa
    REVISÃO E ADAPTAÇÃO: Rick Frois
    IMAGEM: Artesanato na Rede
    OFERECIMENTO: Fedrigoni Brasil Papéis

    Marcações:

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Responda nossa enquete

    Qual sua maior dificuldade?