Porta-chocolate em crochê – Coelho amigurumi – Resumo da Live

0
1533

Já pensou em ganhar um porta-chocolate surpresa em crochê? Qualquer um adoraria! E que tal aprender a fazer um e ainda ganhar dinheiro com isso? Melhor ainda! Com a aula da artesã Natalia Melo você aprende como fazer um porta-chocolate em crochê no formato de coelho de amigurumi para encher de bombons de chocolate ou outros doces de páscoa para presentear, vender e até mesmo ensinar. Para complementar a aula, nossa apresentadora Andreia Bassan extrai as melhores dicas da artesã.

Assista a aula completa no vídeo abaixo:

O Amigurumi é uma técnica de tricô japonesa que desde 2017 vem se popularizando no Brasil e, pegando carona nisso, o Artesanato Na Rede juntou o tema de páscoa com essa técnica para fazer uma peça que não é difícil e que qualquer pessoa com conhecimento básico em crochê consegue reproduzir.

Porta-chocolate em crochê - Coelho amigurumi - Resumo da Live
Ilustração do porta-chocolate em crochê.

Para reproduzir o porta-chocolate é importante seguir a lista de materiais informada. Como a peça é variável na decoração, cor e modelo, os materiais podem sofrer alterações que não estão listadas abaixo.

Lista de materiais:

  • 1 Novelo de barbante nº 6 branco;
  • 1 novelo de fio para Amigurumi na cor rosada;
  • Agulha 4mm;
  • Marcadores de Ponto;
  • Olhos para Amigurumi Nº 15;
  • Focinho para Amigurumi Nº 4;
  • Tesoura;
  • Agulha de Tapeçaria;
  • Cola universal;
  • Laço de Fita ou Fita de Cetim;
  • Bigodes;
  • Alicate sem ponta.

Pontos utilizados e abreviações:

  • pa: ponto alto;
  • pb: ponto baixo;
  • pbx: ponto baixíssimo;
  • aum: aumento;
  • dim: diminuição;
  • pts: pontos;
  • mpa: ponto meio alto
  • carr: carreira

Passo a passo resumido:

1 – Inicie a peça com 20 correntes, e faça uma carreira de pontos baixos por toda a extensão de correntinhas.

2 – No último ponto coloque 3 pontos baixos no mesmo lugar, e trabalhe uma carreira de pontos baixos na outra lateral. No último ponto, coloque mais 2 pontos baixos no mesmo lugar.

3 – Comece fazendo 1 aum no primeiro ponto (2 pontos no mesmo lugar), e insira o marcador de ponto, no primeiro ponto feito, e siga trabalhando em pontos baixos pela lateral.

4 – Ao chegar no canto, trabalhe aum para cada um dos próximos 3 pontos, e siga em pb pela outra lateral, chegando no outro canto, trabalhe 1 aum para os próximos 2 pontos.

5 – Inicie a nova carreira fazendo 1 pb, e no próximo ponto 1 aum, e siga fazendo somente pontos baixos pela lateral, ao chegar na ponta trabalhe a sequência de 1 ponto e 1 aumento, e siga fazendo pontos baixos pela lateral, até chegar no canto, e termine a volta fazendo 1pb e 1 aum, até chegar no marcador.

6 – Inicie essa volta fazendo somente pontos baixos, trabalhe num total de 15 voltas.

7 – Para essa carreira, suba 2 correntes, e trabalhe mais 2 mpas nos próximos 2 pts, pule 2 pts da base, faça 2 correntes de separação, e faça mais 3 mpa nos próximos 3 pontos, siga essa sequência por toda a volta e feche com pbx.

8 – Trabalhe em pb pelas próximas 2 carreiras.

9 – Faça 9 pontos baixos, suba 2 correntes, vire o trabalho, e faça mais 9 pontos baixos,

10 – Trabalhe mais uma carreira de pontos baixos.

11 – Inicie fazendo uma diminuição no inicio da peça, trabalhe pontos baixos, até sobrarem dois pontos no final, e finalize com 1 dim.

12 – Faça 2 carreiras de ponto baixo.

13 – Inicie fazendo uma diminuição no início da peça, trabalhe pontos baixos, até sobrarem dois pontos no final, e finalize com 1 dim.

14 – Faça 2 carreiras de ponto baixo.

15 – Inicie fazendo uma diminuição no início da peça, trabalhe pontos baixos, até sobrarem dois pontos no final, e finalize com 1 dim.

16 – Faça 2 carreiras de ponto baixo.

17 – Inicie fazendo uma diminuição no início da peça, trabalhe pontos baixos, até sobrarem dois pontos no final, e finalize com 1 dim.

18 – Faça 2 carreiras de ponto baixo e arremate o fio.

19 – Prenda o fio no outro lado, e repita os passos acima para formar a outra orelha.

20 – Faça um acabamento em pontos baixos, em volta das suas orelhas, e arremate com pbx.

Detalhes da orelha (Faça 2):

21 – Na cor rosa, faça 8 pontos baixos, suba 2 correntes, vire o trabalho, e faça mais 8 pontos baixos.

22 – Trabalhe mais uma carreira de pontos baixos.

23 – Inicie fazendo uma diminuição no início da peça, trabalhe pontos baixos, até sobrarem dois pontos no final, e finalize com 1 dim.

24 – Faça 2 carreiras de ponto baixo.

25 – Inicie fazendo uma diminuição no início da peça, trabalhe pontos baixos, até sobrarem dois pontos no final, e finalize com 1 dim.

26 – Faça 4 carr de pb.

27 – Inicie fazendo uma diminuição no início da peça, trabalhe pontos baixos, até sobrarem dois pontos no final, e finalize com 1 dim.

28 – Faça 2 carreiras de ponto baixo e arremate o fio.

Detalhes do focinho (Faça 2):

29 – Na cor rosada, faça: 6 pb, 2 pb para cada ponto; aumentos (12 pontos); 1 pb e 1 aum (18pts); Arremate e corte o fio.

Montagem:

30 – Com a ajuda do alicate, quebra os pinos dos olhos e do focinho.

31 – Com a cola universal, cole os detalhes em rosa na parte interna das orelhas.

32 – Posicione os olhos, a parte do focinho feita em Amigurumi, os bigodes e o focinho e cole.

33 – Transpasse a fita, na carreira que contém os espaços de correntes.

Detalhe da peça:

Porta-chocolate em crochê - Coelho amigurumi - Detalhe
Ilustração detalhada do porta-chocolate em crochê.

Observação:

Essa Live, transmissão ao vivo, foi originalmente feita no Facebook do Artesanato Na Rede no dia 02/03/2020. O Resumo da Live cita eventos, programações, promoções, ofertas e demais informações válidas para o dia da transmissão. Sendo assim, ressaltamos que aqui é um espaço dedicado a exibir nossas transmissões para quem ainda não as assistiu e para quem deseja revê-las!

Contato da artesã:

O contato da artesã é indicado para quem deseja participar de cursos, aulas, workshops, palestras ou simplesmente conhecer mais do trabalho do profissional que esteve presente em nossa videoaula.

NOME: Natalia Melo
FACEBOOK: www.fb.com/atelienataliamelocroche
INSTAGRAM: @nataliamelocroche

Veja outras aulas de crochê:

Se você gostou dessa ideia, nós recomendamos as seguintes aulas que podem deixar você mais experiente em artesanato. As sugestões abaixo envolvem aulas em crochê:

Mais conteúdos nas redes sociais!

Facebook: Curta o Artesanato Na Rede no Facebook e fique por dentro do melhor da arte com aulas rápidas, publicações de inspirações, imagens, transmissões e muito mais!

Pinterest: O perfil do Artesanato Na Rede no Pinterest é recheado de ideias categorizadas por técnicas e insumos que vão inspirar você na hora de criar ou reproduzir uma peça. Além disso, a maioria dos nossos “pins” contém o passo a passo da ideia.

IMAGEM: Artesanato na Rede