Prato decorado com tinta spray e decoupage

0
2816

O artesanato está conquistando cada dia mais apaixonados pela arte. Em muitas famílias, decorar e pintar já se tornou uma fonte de renda. Para agradar ao público, que está cada vez mais exigente, os artesãos vêm inovando e buscando novas técnicas para surpreender seus clientes. Até os pratos já caíram no gosto dos artistas e estão sendo utilizados para presentear e embelezar o ambiente de casa e festas.

A vantagem de trabalhar com pratos, sejam eles de vidro ou porcelana, é a facilidade de dar uma “cara” ao objeto. As ideias são as mais diversas, que passam pelo divertido e colorido, até os personalizados com fotos e mensagens, ou a famosa decoupage. O formato dos pratos também não tem uma regra. Vale prato pequeno, médio, grande e até mesmo aquele pratinho de festa.

Prato decorado com tinta spray e decoupage

Solte a criatividade e mande a ver na confecção. Vamos dar o passo a passo para você testar a técnica de prato decorado com tinta spray e decoupage, um dos mais usados, e depois é só sair espalhando a novidade. Os pratos decorados, além de fáceis de fazer, podem ser utilizados como lembrancinhas de festa.

MATERIAL:

  • Cola spray;
  • Verniz;
  • Tinta spray em três cores diferentes;
  • Guardanapo;
  • Estilete;
  • Tesoura;
  • Toalha de forro para bandeja ou renda decorativa;
  • Cola branca;
  • Prato.

PASSO A PASSO:

Prepare o prato que será usado. Ele deverá ser bem lavado e secado. Nenhuma parte pode estar úmida, para que nenhum resíduo prejudique o resultado final. Se quiser, pode passar um pano com álcool em sua superfície. Em seguida, faça cortes na parte rendada da toalha de bandeja, para que ela fique bem adaptada ao prato.

Na sequência, borrife o spray de cola por toda a toalha e fixe-a no fundo do prato. Encaixe o meio da toalha com o centro do prato. Pressione e espere alguns segundos para colar. Vá sobrepondo a renda nas laterais do prato, com cuidado para não enrugar o papel. Pressione mais uma vez e verifique se a toalha está colada no prato.

O próximo passo é pintar o prato com spray. Para evitar que a tinta grude em móveis ou até mesmo no chão, forre a superfície com folhas de jornal ou papel velho e manuseie o spray em local aberto.

Pinte todo o fundo do prato com a cor de spray escolhida. Espere secar bem. Com o estilete corte as rendas nas laterais do prato e vá retirando com cuidado. Faça com calma e muita atenção para não deixar repicado.

Pegue o spray de outra cor e passe novamente no fundo do prato. Reserve e deixe secar bem. Depois de seco, retire o círculo de toalha que ficou no centro do prato. Para retirar o excesso de cola limpe com álcool. Deixe o centro do prato limpo.

Passe cola branca ou especifica de decoupage no centro do prato e cole o desenho do guardanapo. A cola deve ser passada sempre de dentro para fora. Passe a mão por cima da figura para retirar a bolha. Em seguida aplique outra camada de cola e deixe secar.

Certifique-se de que a decupage está seca. É hora de fazer o acabamento! Cubra o fundo com o spray branco. A tinta vai salientar a imagem fixada no prato. Agora é só passar o verniz para finalizar a peça!

ASSISTA A VIDEOAULA!

Mais uma técnica para você literalmente colecionar! Não esqueça de variar e colocar o seu toque pessoal na hora de fazer um prato decorado com tinta spray e decoupage.

GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Arte e Projeto

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of