Rápido e prático: Decoupage no prato com tecido

1
2567

A decoupage no prato com tecido é um trabalho prazeroso de ser feito, pois, além de apresentar um excelente resultado, essa peça pode decorar diversos pontos da casa, seja pendurado na parede ou em pé (com a ajuda de um suporte) em cristaleiras e estantes.

Muitos artesãos estão fazendo sucesso com essa técnica, afinal, a matéria prima é barata e simples, bem como a aplicação do tecido no prato. Sendo assim, você que já é profissional dessa área ou quer começar a fazer trabalhos artesanais, acompanhe o passo a passo da decoupage no prato com tecido.

Rápido e prático: Decoupage no prato com tecido

MATERIAL:

Para fazer esse trabalho, você vai precisar de:

  • Um prato fundo ou raso. Isso vai variar de acordo com o seu gosto e a sua criatividade;
  • Um pedaço de tecido da sua preferência;
  • Pincel;
  • Lixa de unha;
  • Lixa profissional;
  • Goma laca incolor;
  • Verniz Vitral;
  • Cola para artesanato.

PASSO A PASSO:

Para fazer a decoupage no prato com tecido, você precisa passar no prato todo um pouco de álcool para desinfetar e limpar a peça antes do trabalho começar. Espere secar.

Depois de limpo, vire o prato de ponta cabeça e passe, em sua base, uma pequena camada de cola para artesanato. Espalhe com a ajuda de um pincel em toda essa parte do prato. Feito isso, pegue o tecido e vá esticando até cobrir o vidro e não deixar nenhuma “ruguinha” que possa prejudicar a beleza da técnica. Ao fazer isso, note que a princípio ficarão algumas manchas da cola no tecido. Isso vai sumir com a secagem. Espere secar para prosseguir para o próximo passo.

Quando estiver seco, corte o tecido que sobrou. O corte deverá ser feito bem rente ao prato. Perceba que ficará algumas linhas no tecido, por isso, faça o acabamento ao redor do prato utilizando uma lixa de unha. Você irá passá-la em volta da peça toda fazendo movimentos de cima para baixo. Com isso, todas as rebarbas irão sumir.

Após fazer esse acabamento, chegou a hora de passar a goma laca em todo o tecido do prato. Faça isso com a ajuda de um pincel. Deixe secar. Repita esse processo 3 vezes. Quando estiver seco pela terceira vez, passe a mão na peça. É possível que em algumas partes você sinta uma espessura mais grossa, sendo assim, para nivelar e dar acabamento, passe a “lixa profissional” nesses locais.

Ao concluir esse processo, passe o verniz vitral por todo o tecido do prato. Espere secar. Repita esse procedimento 3 vezes. Fim! O prato está pronto para ser utilizado.

ASSISTA A VIDEOAULA!

Como todo o procedimento é feito na parte de trás do prato é possível utilizá-lo, também, para fazer suas refeições. No entanto, vale ressaltar que a peça, nesse caso, não poderá ir ao micro-ondas e nem ficar de molho por muito tempo na pia, pois poderá prejudicar todo o trabalho realizado.

A decoupage no prato com tecido é uma técnica fácil que transforma esses utensílios tão comuns em peças bonitas e sofisticadas.

CONTATO DO COSTURANDO O CÉU:

FACEBOOK: @costurandooceu
BLOG: www.costurandooceu.blogspot.com.br

GOSTOU DA AULA? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

TEXTO: Rick Frois
IMAGEM: Costurando o céu

1
Deixe um comentário

0 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
  Subscribe  
Notify of