Reciclagem com caixote de feira usando pátina

0
6492

Caixote de feira transformado usando a técnica da pátina envelhecida

Não é difícil ter ou encontrar um caixote de feira. E se você tem algum e não sabe como usar e ao mesmo tempo não quer se desfazer dele, esse tutorial é perfeito! A seguir você aprenderá um jeito de reciclar e reutilizar um caixote velho usando pátina envelhecida.

Recicle caixote de feira usando pátina-principal

PASSO A PASSO:

O primeiro passo é muito importante. Muitas pessoas acham chato, mas é preciso lixar todas as peças de madeira que vão ser pintadas, para retirar farpas e corrigir imperfeições, deixando a peça pronta para a pintura. Faça isso usando lixa 80 para madeira.

Recicle caixote de feira usando pátina-001O segundo passo é fazer a pátina envelhecida. Neste tipo de pintura, o fundo utilizado é a própria madeira, tornando o trabalho simples.

Para fazer a pátina neste caixote, a cor escolhida foi o branco como cor de base.

Utilize uma trincha, que é um pincel mais largo, molhe o pincel na tinta e depois tire todo o excesso da mesma na borda da lata, assim o pincel fica com pouca tinta, pronto para ser utilizado.

Recicle caixote de feira usando pátina-002Para fazer a pátina, deslize suavemente o pincel com pouca tinta, conforme explicado acima, em movimentos leves e sempre na mesma direção. Se alguma parte ficar com muita tinta, espere secar e lixe um pouco para retirar o excesso.

É você quem escolhe o efeito que quer dar em sua peça. Se quiser mais madeira aparecendo, faça uma pátina bem suave. Se quiser pouca madeira aparecendo, utilize mais tinta.

Recicle caixote de feira usando pátina-003Agora escolha uma segunda cor para compor com o branco. A cor escolhida aqui foi azul turquesa.

Recicle caixote de feira usando pátina-004Depois da pátina terminada, faça os desenhos no caixote. Para desenhar, utilize pincel número zero, o mais fino, pois assim os traços têm mais precisão.

Recicle caixote de feira usando pátina-005
Usando um Pincel fino, desenhe o que você preferir!

Se você não quiser desenhar nós recomendamos que utilizem a técnica de stencil, que é mais simples, ou colagem de adesivos na peça. Outra possibilidade é encontrar desenhos na internet, imprimir e passá-los para a madeira com auxílio de carbono.

Recicle caixote de feira usando pátina-006

Você gostou? Então veja mais posts como esse no nosso Facebook!

Via: Veronica Kraemer / Além da Rua Atelier
Foto(s): Veronica Kraemer / Além da Rua Atelier

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of