Sofá e chaise long com pintura e patchwork – Por Interage Studio

0
3016

A Interage Studio é especializada em decoração de interiores, arte e entretenimento e serviço artístico. Conheça um pouco mais com o sofá e chaise com pintura e patchwork.

 

 

Cansou de seu sofá, mais não está com muito dinheiro? Confira estas dicas compartilhadas pela Interage Studio  para dar vida nova ao estofado.

Excelente alternativa para quem quer trocar o forro dos sofás e mudar a decoração sem gastar muito. Para este projeto, utilizamos técnicas de marcenaria e patchwork. A ideia neste caso, além de ter peças diferentes e exclusivas, era reaproveitar materiais que não tivessem mais ‘’utilidade’’ e que provavelmente seriam dispensados como retalhos de tecidos, colchões e colchonetes, roupas rasgadas e com manchas permanentes, madeiras e seus derivados. Nós fizemos 100% destas peças, incluindo a parte de marcenaria, mas para quem não tem esta disponibilidade e nem todas as ferramentas necessárias, é possível fazer apenas a parte de forração com técnicas de Patchwork, reutilizando a estrutura e espumas do seu próprio sofá.

 

sofá 2

 

 

Para a forração, você vai precisar de:

Materiais:

* Tecidos resistentes para a forração (jeans reaproveitado é uma ótima alternativa);

* Tecidos grossos e macios para modelar, (caso a espuma não seja suficiente);

*Tecidos variados para acabamento e decoração;

* Linha de nylon grossa;

* Papelão;

* Cola branca;

* Cola para tecido;

 

Ferramentas:

* Agulhas grossas e dedal;

*Tesouras para tecidos;

*Grampeador;

*Fita métrica;

* Muita criatividade e disposição!

 

Dicas:

Caso queira fazer também as bases, será necessário um projeto de marcenaria e de estofamento, de acordo com o ambiente, com os materiais disponíveis e ferramentas como serra tico tico, furadeira, parafusadeira, etc. Nós utilizamos pedaços grandes de MDF para fazer as bases e em uma das peças, utilizamos apoios de móveis de madeira reaproveitados nos braços.

 

 

Mantas e colchões usados para fazer o estofamento, além de materiais como papelão, caixa de ovo e leite reciclados, para modelar e ajudar na parte estrutural.

 

 

Prendemos tudo nas bases com amarrações, cola e grampeador. Após estas etapas iniciamos a forração e customização das peças.

 

Passo a passo simplificado para forrar estofados com Patchwork:

 

1 – Cobertura do estofamento

Tire as medidas de todas as partes da peça e serem forradas, faça um estudo do ambiente, das cores que quer utilizar e separe material suficiente para cobrir todo estofamento. Se possível limpe a cobertura antiga e faça aplicação da nova forração por cima. Além de ser mais prático, é um reforço extra para o sofá. Ao escolher os tecidos e acabamentos, é sempre importante pensar no conforto e na durabilidade das peças. Nestas peças foram utilizados jeans e tecidos de algodão para as partes do assento e encosto.

Encaixe as peças de tecido sobre o estofamento (deixando sobras para fixação e acabamento) e faça o trabalho de cola e costura: costure as peças na extremidade, depois passe cola de tecido em toda extensão das mesmas e cole-as nas partes estofadas, uma de cada vez, para cola não secar, esticando bem. Após fazer este trabalho em todo estofamento, fixe as sobras de tecido nas bases, primeiro com cola branca e depois com grampeador.

 

2 – Acabamentos

Para os detalhes de acabamento, utilizamos botões, cintos, fivelas, rendas e outros tecidos de texturas variadas, cores e estampas complementares. Aplicamos com cola e costura também.

Nestes modelos, optamos por deixar algumas partes das bases sem forro de tecido, para aplicação de pinturas manuais e acabamento em verniz.

 

RESULTADO FINAL

Peças confortáveis, sob medida, exclusivas e com custo baixíssimo! Compramos apenas as linhas e a cola. Deu bastante trabalho, mas valeu a pena!

 

sofá 8

 

 

Veja também os vídeos  e mais produções da Interage Studio:

 

 

Visite

Site: https://www.interagestudio.com.br/

Fanpage: https://www.facebook.com/interagestudio?fref=ts

 

 

 

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of