Vaquinha de fuxico

0
2054

Aprenda a fazer um graciosa vaquinha de fuxico para decorar sua cozinha ou dar como lembrancinha. Confira!

 

 

 

Uma pequena trouxinha de pano que, sozinha ou costurada a outras, pode formar ou decorar bolsas, blusas, colchas, almofadas e o que mais a criatividade permitir.
Assim é o fuxico, técnica artesanal feita com retalhos, linha, agulha, criatividade e paciência.E como o próprio nome da técnica sugere, o fuxico tem mesmo ligação com os mexericos.
Nas pequenas cidades do Brasil, as mulheres costumavam se reunir para costurar e enquanto isso conversavam sobre a vida, “fuxicando”, fofocando. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a técnica não é genuinamente nacional e tem origem desconhecida. Acredita-se que chegou ao país trazida pelos portugueses e espanhóis no século 19, e suas manifestações mais fortes podem ser vistas em estados como Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. Curiosamente, o fuxico também pode ser encontrado em países como o Tibete, o Vietnã e a África do Sul em formatos variados, mas com o mesmo fundamento das trouxinhas costuradas. Versátil, ele pode ser peça de decoração ou de moda, mas é um artesanato altamente delicado. Quem estiver disposto a aprender a técnica deve gostar de trabalhos manuais e ter habilidade, cuidado e estar atento às minúcias.

fuxico

 

 

Confira o passo a passo para fazer uma linda vaquinha de fuxico:

 

 

Fonte: Artesanato Bacalate

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here