Vermelho, a cor das paixões

0
3481

A importância e características das cores no artesanato e nas artes é indiscutível. Cada uma tem seu sentido e significado particular.

Mas hoje, aqui a cor vermelha é quem impera!!!

O que significa esta cor:

cor vermelha significa paixãoenergia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

Vermelho, também chamado de encarnado e escarlate, é um número de cores semelhantes evocadas pela luz constituída essencialmente pelos maiores comprimentos de onda visíveis pelo olho humano.

Veja dez lindas imagens na cor vermelha. Elas falam por si, confira:

 

 

Etimologia e significado

A palavra vermelho tem sua origem no latim vermillus, que significa “pequeno verme”, remetendo-se à cochonilha, inseto do qual é extraído o corante carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. Seu prefixo grego é eritro-. Trata-se de uma cor-luz primária e secundária (CMYK) e cor-pigmento primária. O vermelho é associado com a cor do sangue, algumas flores (especialmente rosas) e frutas maduras (como maçãs, morangos e cerejas). O fogo também está altamente ligado à cor, assim como o sol e o céu ao pôr-do-sol. Após a ascensão do socialismo na segunda metade do século XIX, o vermelho passou a ser utilizado também para descrever movimentos revolucionários.

De acordo com definição em dicionário de língua portuguesa, vermelho é um substantivo masculino que significa cor muito viva, correspondente “a um dos limites visíveis do espetro solar”, que nomeia de ruivos a animais.

 

 

Seu nome: Se origina da palavra para pequeno verme na língua latina, derivando primariamente do grego. Na natureza, descreve um planeta e as estrelas gigantes, além de estar ligado a reações físicas e intimidação. Colore ainda minerais, vegetais, pele, escamas, pelos e penas dos animais. Historicamente, seu datado primeiro uso é marcado na Pré-História, quando representava as caçadas; com o passar dos anos, conquistou significados positivos e negativos, que iam desde fertilidade e boa sorte à cor do deus Seth.
Nota: Seth (ou Set) é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes.

 

 

Psicologia das cores:

Na cultura ocidental, as cores podem ter alguns significados alguns estudiosos afirmam que podem provocar lembranças e sensações às pessoas. Às vezes, as pessoas no ano-novo colocam roupas com cores específicas para, no ano seguinte, ter o que a cor representa.

Vermelho: paixão, força, energia, amor, liderança, masculinidade, alegria (na China), perigo, fogo, raiva, revolução, “pare”.

 

 

Cores e tons

As diferentes tonalidades (valores) que as cores podem ter, criam uma sensação de afastamento ou aproximação em quem as observa. Embora este seja um método subjetivo, ele não é menos empregado por causa disso.

Neste tecido podemos observar diversos tons de vermelho, criando um ambiente agradável e diferente com uma única cor em diversos tons.

 

Vídeo muito interessante com uma ilustração delicada e emocional, assista e emocione-se!!!

*Um curta de Daniel Raccca: www.danielracca.com.br

“Vermelho é uma história de fantasia e magia na qual conta a origem das cores. Ambientado em um cenário que remete à uma pintura, “Vermelho” é uma história de amor, inveja e heroísmo. Tudo começou na Luz, que deu vida a três cores primárias. Verde, Vermelho e Púrpura. (RGB). Por muito tempo essas três cores fizeram do mundo um lugar harmônico. Até que o vermelho e a verde se apaixonaram, fazendo com que o Púrpura se tomasse pela inveja e armasse contra os dois, finalmente, após uma briga entre o Vermelho e Púrpura a luz chora, e de suas lágrimas nasce a escuridão. Agora, o Vermelho deve de lguma maneira acabar com esta abominação ou o mundo das cores como o conhecemos será arremessado em um terno vazio negro. Criado por Daniel Racca.”

Vermelho, uma cor indispensável para a vida e para a arte!

 

Fonte:

https://www.significados.com.br/cor-vermelha/

Texto:

MVArouca.

Pesquisa: pt.wikipedia.org/

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of