Aprenda como fazer decoupage com tecido em prato

0
4160

Atualmente fala-se muito em sustentabilidade e reaproveitamento de tudo o que se tem no intuito de reduzir a quantidade de lixo produzido. Para proteger o meio ambiente dos impactos que isso gera, muitos artesãos estão trabalhando em prol da proteção da natureza. Esses profissionais realizam verdadeiras obras de arte utilizando a técnica de decoupage.

A decoupage é uma técnica que, realmente, transforma qualquer peça em objeto de decoração. Assim, acessórios de cozinha como frigideira, copos, canecas e pratos que estejam lascados ou trincados, ao invés de serem jogados fora, viram artigos para ornamentar qualquer cômodo da casa e/ou escritório.

Aprenda como fazer decoupage com tecido em prato

Um copo pode virar um porta canetas quando “encapado” com um belo tecido. Da mesma forma, uma frigideira antiga e já sem uso se transforma em um lindo relógio de parede, com aplicação de um tecido que combina com a decoração já existente na cozinha. Tudo vai depender da criatividade e do bom gosto do profissional que trabalha com a decoupage.

Neste artigo, iremos ensinar os leitores a utilizar a decoupage para transformar um simples prato em um objeto de decoração. Acompanhe as dicas a seguir.

DECOUPAGE: A ARTE DO TECIDO EM PRATO!

Uma tendência de decoração que é bastante utilizada nos dias de hoje é usar pratos decorativos na parede ao invés de quadros. Esses objetos, quando bem ornamentados, transformam salas de jantar, bem como cozinhas, em lugares aconchegantes para a família.

O tecido em prato, uma das matérias prima da decoupage, é uma maneira prática de transformar a peça em algo decorativo. A técnica é muito mais fácil de ser aprendida e usada do que a pintura, por exemplo.

Para começar o processo será necessário: um pedaço de tecido (qualquer tipo), cola (de preferência a que possui mais aderência), pincel, recipiente para colocar a cola e um pouco de água.

Com todos os itens à disposição, o primeiro passo é espalhar toda a cola no prato. Feito isso, coloque o tecido sobre o objeto e vá ajustando-o às suas formas. Puxe-o e utilize um pincel, se necessário, para que ele não apresente rugas ou falhas que prejudiquem sua aparência.

Caso o prato escolhido seja fundo, comece ajustando o tecido no fundo e depois vá para as bordas, sempre tomando cuidado para evitar fissuras no tecido.

A cola branca, por exemplo, quando misturada com a água, dá ao objeto um efeito de verniz. Assim, recomenda-se passar essa mistura em cima do tecido. Além de permitir o efeito mencionado, o processo dá mais durabilidade a arte e torna a limpeza da peça mais fácil de ser realizada.

Depois que o tecido estiver seco é possível finalizar com pequenos ajustes como cortar as bordas e o que sobrou do tecido. Feito isso, o prato estará pronto para ser usado como artigo de decoração na parede ou como ornamento dentro de cristaleiras e móveis.

ASSISTA A VIDEOAULA:

O tecido em prato é uma forma bastante prática e rápida de mudar a aparência de peças que, de outra forma, seriam descartadas.

CONTATO DA ARTESÃ: Dacira Brandão

FACEBOOK: @dacira10
INSTAGRAM: @dacirabrandao
E-MAIL: daccira10@hotmail.com

GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Dacira Brandão

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of