Aprenda como fazer um tapete de barbante Maria

0
2352

O DIY – do it yourself – está cada vez mais em alta, e não só por uma questão de facilitar o dia a dia de quem quer produtos que muitas vezes são difíceis de achar no mercado, como também foi uma saída para quem deseja renovar a decoração da casa sem gastar muito. Independente de qual for seu objetivo, o DIY é sempre uma boa opção não só para mudar a decoração da casa, mas também para quem adora aprender um novo hobbie.

E é com intuito de ajudar essas pessoas a ganhar uma renda extra, mudar a decoração da casa ou até mesmo fazer um enxoval de presente que vamos ensinar como fazer um tapete de barbante Maria.

Aprenda como fazer um tapete de barbante Maria

O modelo do tapete de barbante ensinado neste artigo será de 90cm de comprimento e 50cm de largura.

Para esse tapete, você vai precisar de um cone de barbante de 700 gramas, fio de ordem 6 nas cores branca e verde (ou outra cor de sua preferência). Você vai precisar também de uma agulha de crochê de 3,5mm.

Você vai começar seu tapete com o barbante branco, fazendo um cordão com 53 correntes. Na quinta corrente você vai fazer o primeiro ponto alto. Depois é só fazer um ponto alto para cada corrente até a última. No final, você precisará ter 50 pontos altos.

Depois você irá virar a parte oval e fazer mais 5 pontos altos na última corrente para virar a parte oval. Agora você vai trabalhar na parte reta, fazendo 50 pontos do outro lado. O primeiro ponto alto do tapete deve ser feito na parte oval trabalhada anteriormente. No final você fará a mesma coisa: cinco pontos altos para fazer a parte oval.

Terminado esse segundo cordão de 50 pontos você irá finalizar fazendo um ponto baixissimo na terceira corrente. Para começar a segunda volta, você fará 3 pontos altos. Depois de completar as 50 correntes é só fazer 3 pontos altos em cada um dos 5 feitos anteriormente.

Depois de trabalhar 6 voltas você fará 6 aumentos na quarta volta da parte oval. Após o ponto 53 você fará o primeiro aumento, depois é só pular os pontos e fazer dois aumentos.

Na sequência, pule mais quatro pontos e faça mais dois aumentos. A seguir, pule mais dois e faça o sexto aumento. Esses aumentos serão feitos com a segunda cor do barbante, nesse caso, o verde.

Depois do sexto aumento você vai trabalhar novamente com os pontos altos, agora fazendo 56 pontos altos. Feche a parte branca e amarre um barbante no quarto ponto alto. Agora você irá trabalhar 57 correntes de pontos altos com o barbante verde. Repita o mesmo processo.

Depois que fizer uma volta completa no barbante verde você fará uma outra volta, com 59 pontos, agora com o barbante branco novamente. Em seguida, faça 12 grupos de 3 pontos altos, totalizando 36 grupos de 3 pontos altos.

O próximo passo é fazer 12 grupos com uma corrente de intervalo. Siga com duas correntes de intervalo para cada 3 pontos altos. Repita uma corrente de intervalos para cada 3 pontos altos, totalizando 12 grupos desse processo. Depois é só repetir esse procedimento até finalizar o seu tapete de barbante maria.

ASSISTA A VIDEOAULA!

Para facilitar seu aprendizado e não restar nenhuma dúvida na hora de fazer a peça, assista a videoaula da artesã Luiza de Lugh.

Depois de aprender como fazer um lindo tapete de barbante Maria, você pode expandir seu conhecimento com outras técnicas similares. Veja algumas sugestões abaixo:

CONTATO DA ARTESÃ: Luiza de Lugh

FACEBOOK: @lughluiza
INSTAGRAM: @luizadelugh

GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Luiza de Lugh

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here