Como fazer peso de porta no formato girassol

0
3233

Você provavelmente deve ter um peso de porta na sua casa, não é mesmo? Seja em forma de tartaruga, coruja, sapos e até mesmo girassol, este pequeno peso é o salvador de muitas batidas de porta inesperadas! É também um artesanato para decorar qualquer ambiente. Essa divertida forma de arte pode ser aprendida por meio de uma videoaula, que ensina como fazer um peso de porta em forma de girassol.

Se você deseja colocar as suas habilidades artesanais em prática, o passo a passo do peso de porta de girassol é uma ótima forma de colocar a criatividade para funcionar!

Como fazer peso de porta no formato girassol
IMAGEM: Silvinha Borges

Para facilitar o momento de fazer o peso de porta em forma de girassol, podemos dividir esse processo em duas partes. A primeira parte é para fazer o peso de porta em si e a segunda para fazer o girassol que irá enfeitar o peso.

O primeiro passo para fazer o peso de porta é cortar em círculo o tecido que virá ser o peso. Para facilitar esse processo, você pode recortar uma folha de jornal e usar como molde para cortar o pano.

Com o tecido cortado, você pode costurar ou até mesmo colar com a cola quente em volta do círculo inteiro. Se preferir, coloque alfinetes para que o tecido não se mova e fique fora do lugar. Com o tecido cortado, você pode costurar ou até mesmo colar com a cola quente em volta do círculo inteiro. Se preferir, coloque alfinetes para que o tecido não se mova e fique fora do lugar.

Depois de pronta esta parte do tecido, o segundo passo para fazer o peso de porta em forma de girassol é pegar um saco com areia e medir com o tamanho do pano. Quando estiver no tamanho correto para que sobre um pouco de tecido em cima e que ao mesmo tempo esteja cobrindo o saco de areia, você pode fazer uma trouxa em volta dele e amarrar. Pronto! A primeira parte do peso de porta de girassol está concluída! Lembrando que, para amarrar, a dica é usar uma fita ou linha resistente e que aguente segurar todo o tecido.

A segunda parte é fazer o girassol para enfeitar o peso. Para isso, você precisa de tecidos em diferentes cores para fazer as pétalas, as folhas, o caule e o meio da flor. Todas as partes do girassol devem ser cortadas em formato circular para que depois você possa preencher com espuma.

Para fazer as pétalas do peso de porta, pegue o círculo de tecido, coloque a espuma e prenda-o com um alfinete, e em seguida costure em toda a volta dela. Faça isso com todos os tecidos que serão as pétalas, e por fim junte-as.

Com as pétalas prontas, chegamos no próximo passo, que é fazer o mesmo procedimento das pétalas só que com as folhas, ou seja, pegue os tecidos que serão as folhas, coloque espuma e costure!

Agora que tanto as pétalas quanto as folhas estão preenchidas e costuradas, você deve encaixar uma em cima da outra para que então fiquem grudadas. Além das pétalas e das folhas, uma dica é colar um pedaço de tecido em formato circular em baixo de tudo para que não fiquem soltos.

O próximo passo para fazer o girassol é colar o caule da flor. Para isso, você pode usar um pedaço de graveto para que seja o caule. Com ele posicionado no local desejado, você já pode colar o graveto na flor e, novamente, colar um tecido circular, fazendo assim um sanduíche de graveto. Com o girassol quase pronto, você pode pegar o peso de porta, fazer um pequeno furo no saco de areia e encaixar o caule da flor no peso. Para ter certeza de que está firme, uma dica é colocar cola quente para firmar o caule na areia. Para as folhas do peso de porta de girassol, você deve pegar os tecidos que já estão cortados no formato de folhas e fazer caseados para que fiquem com o aspecto da planta. Após todas as folhas estarem com os caseados e divisão, cole todas as folhas no caule do girassol.

E para finalizar o peso de porta de girassol, você vai precisar fazer a parte do meio da flor apenas enrolando 80 vezes uma linha da cor da sua preferência. Com a linha enrolada, dê um nó para não se soltar para que fique uma pequena bola de linho, e em seguida dê pequenos cortes para que fique com pontinhas.

Depois de cortar a linha, basta colar no meio do girassol, amarrar uma bela fita no peso. O seu peso de porta em forma de girassol está pronto para ser usado na decoração da sua casa.

Como fazer peso de porta no formato girassol
IMAGEM: Silvinha Borges

VIDEOAULA:

Assista a primeira parte do passo a passo!

Agora para concluir, assista a última parte da videoaula!

MOLDES:

Veja aqui os moldes para facilitar o seu trabalho!

MOLDE 1:

como-fazer-peso-de-porta-no-formato-girassol-molde-1

MOLDE 2:

como-fazer-peso-de-porta-no-formato-girassol-molde-2

MOLDE 3:

como-fazer-peso-de-porta-no-formato-girassol-molde-3

MOLDE 4:

como-fazer-peso-de-porta-no-formato-girassol-molde-4

MOLDE 5:

como-fazer-peso-de-porta-no-formato-girassol-molde-5

CONTATO DA ARTESÃ: Silvinha Borges

Moro no interior do Rio de Janeiro e criou um canal do YouTube para mostrar suas ideias de um jeito bem simples e explicada passo a passo!

SITE: www.arteemcasablog.com.br
FACEBOOK: www.facebook.com/arteemcasasilvinhaborges

GOSTOU?

Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGENS: Silvinha Borges

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of