Concreto para jardins e ambientes externos

18386

 Estilo rústico que harmoniza os ambientes e com fácil aplicação !

V

ocê quer mudar a área externa da sua casa e só de imaginar o custo de mão de obra e material desisti, mas hoje no mercado existem técnicas, que com um pouco de dedicação, a própria pessoa pode fazer com baixo custo e obter um resultado excelente. Estamos falando de concreto para jardins, conhecido também como piso intertravados de concreto.

No mercado, encontramos versões prontas de concretos chamados dos mais diversos nomes: bloquetes, pavers, pavimentos drenantes e por aí vai, qual é a vantagem deste “piso” em seu jardim ou espaço fora de casa? Eles têm um custo baixo, não impermeabilizam o solo, e facilitam a passagem de água, por isso são muito utilizados em áreas externas.

Os pisos de concretos invadem o mercado residencial

Sua utilização
Durante muito tempo se utilizou pisos de concretos para projetos de espaços públicos como praça, calçadas, ciclovias para substituir o paralelepípedo, mas seus benefícios, fez com que o concreto invadisse as residências pelo seu resultado do revestimento, sua propriedade antiderrapantes ideal para evitar quedas e facilita o translado de deficientes visuais, cadeirantes e idosos.

Calcadas, praças e ciclovias de piso de intertravados com cores e em natural. No mercado existem uma variedade de formatos e cores.

O fator sustentabilidade é importante, por ser redutor dos efeitos negativos da urbanização e por suas características de infiltração de água, evitando a impermeabilização do solo.

Como adquirir

Para grandes jardins fazer a trilha fica bem funcional, não prejudicando a parte ambiental

Os pisos de concretos encontramos no mercado tem tamanhos e formatos diferenciados e pode ter cor ou não, mas você pode fazer em casa e otimizar o tempo e dinheiro, hoje encontramos formas para criação e aplicação de piso de concreto. Se for uma pessoa habilidosa pode fazer a forma em casa utilizando madeira ou canos de PVC. Existem na internet diversas empresas que vendem as formas e tutoriais de como fazer o concreto passo a passo. Aqui daremos algumas dicas:

Formas de alumínio, aço e acrílico Variam de R$ 80 a 300,00 cada. No mercado livre tem uma variedade grande de empresas que vendem. Pode encontrar em sites internacionais em silicone ou produza o desenho inédito que desejar com madeira ou PVC.

Confira o passo-a-passo:
Para a massa de concreto
50 kg de cimento ( 1 saco)
8 ½ latas de areia (lata de 18 litros)
2 latas de água

Modo do preparo
Misture primeiro os sólidos (cimento e areia) e depois vá acrescentando água e misturando até formar uma massa não muito mole. A textura tem que ser consistente. (veja abaixo)

Demostração da massa aplicada na forma de alumímio

Meça o local e nivele a terra para poder aplicar o piso de concreto

Dica: o ideal é colocar uma linha que marcará até onde pode preencher, ficando todos iguais. Se o terreno é muito irregular faça uma terraplanagem antes de aplicar o piso, nivelando ao máximo o local da aplicação. Se for terra, fica mais fácil.

Aplicação do concreto na forma


1 Coloque a massa na forma no local previamente determinado por você no jardim. Pode utilizar uma pá se quiser colocar uma quantidade grande de massa.

2 Arrume a massa com a mão, porque você poderá ver se todos os buracos foram preenchidos pela massa

3 Após arrumar passe a mão deixando a massa lisinha e no mesmo nível

4 Remova a forma, após cinco minutos que preencheu, isso é fácil porque ela tem pequenas abas laterais o que facilita a retirada

5 Deixe o concreto secar sem que nada caia sobre ele. O ideal é cobri-lo até secar, nos dias quentes o concreto seca muito rápido nos dias úmidos é necessário cobri-lo

6 Aplique o tamanho desejado, Caso deseje colocar cores no seu concreto utilize a pigmentação xadrez da cor de sua preferências.


A cor mais usada é o terracota que imita a cor da terra, inove. Escolha outras cores

Existem formas em outros formatos com efeitos bem diferentes

Segue vídeos de como fazer o seu piso de concreto com a forma com formatos diferentes e produzidos para outras finalidades


(OPÇÃO SEXTAVADA)


Opção produzida a forma de madeira. Ele faz quase 80% do quintal.


foi produzida por uma mulher e fez piso quadrados.

 

Fontes: https://www.vivadecora.com.br
http://sbpisos.com.br/
https://issuu.com/maski/docs/maski-cartilha

.