Estilo rústico que harmoniza os ambientes e com fácil aplicação !
Você quer mudar a área externa da sua casa e só de imaginar o custo de mão de obra e material desisti, mas hoje no mercado existem técnicas, que com um pouco de dedicação, a própria pessoa pode fazer com baixo custo e obter um resultado excelente. Estamos falando de concreto para jardins, conhecido também como piso intertravados de concreto.
No mercado, encontramos versões prontas de concretos chamados dos mais diversos nomes: bloquetes, pavers, pavimentos drenantes e por aí vai, qual é a vantagem deste “piso” em seu jardim ou espaço fora de casa? Eles têm um custo baixo, não impermeabilizam o solo, e facilitam a passagem de água, por isso são muito utilizados em áreas externas.
Sua utilização
Durante muito tempo se utilizou pisos de concretos para projetos de espaços públicos como praça, calçadas, ciclovias para substituir o paralelepípedo, mas seus benefícios, fez com que o concreto invadisse as residências pelo seu resultado do revestimento, sua propriedade antiderrapantes ideal para evitar quedas e facilita o translado de deficientes visuais, cadeirantes e idosos.
O fator sustentabilidade é importante, por ser redutor dos efeitos negativos da urbanização e por suas características de infiltração de água, evitando a impermeabilização do solo.
Como adquirir
Os pisos de concretos encontramos no mercado tem tamanhos e formatos diferenciados e pode ter cor ou não, mas você pode fazer em casa e otimizar o tempo e dinheiro, hoje encontramos formas para criação e aplicação de piso de concreto. Se for uma pessoa habilidosa pode fazer a forma em casa utilizando madeira ou canos de PVC. Existem na internet diversas empresas que vendem as formas e tutoriais de como fazer o concreto passo a passo. Aqui daremos algumas dicas:
Formas de alumínio, aço e acrílico Variam de R$ 80 a 300,00 cada. No mercado livre tem uma variedade grande de empresas que vendem. Pode encontrar em sites internacionais em silicone ou produza o desenho inédito que desejar com madeira ou PVC.
Confira o passo-a-passo:
Para a massa de concreto
50 kg de cimento ( 1 saco)
8 ½ latas de areia (lata de 18 litros)
2 latas de água
Modo do preparo
Misture primeiro os sólidos (cimento e areia) e depois vá acrescentando água e misturando até formar uma massa não muito mole. A textura tem que ser consistente. (veja abaixo)
Meça o local e nivele a terra para poder aplicar o piso de concreto
Dica: o ideal é colocar uma linha que marcará até onde pode preencher, ficando todos iguais. Se o terreno é muito irregular faça uma terraplanagem antes de aplicar o piso, nivelando ao máximo o local da aplicação. Se for terra, fica mais fácil.
Aplicação do concreto na forma
1 Coloque a massa na forma no local previamente determinado por você no jardim. Pode utilizar uma pá se quiser colocar uma quantidade grande de massa.
2 Arrume a massa com a mão, porque você poderá ver se todos os buracos foram preenchidos pela massa
3 Após arrumar passe a mão deixando a massa lisinha e no mesmo nível
4 Remova a forma, após cinco minutos que preencheu, isso é fácil porque ela tem pequenas abas laterais o que facilita a retirada
5 Deixe o concreto secar sem que nada caia sobre ele. O ideal é cobri-lo até secar, nos dias quentes o concreto seca muito rápido nos dias úmidos é necessário cobri-lo
6 Aplique o tamanho desejado, Caso deseje colocar cores no seu concreto utilize a pigmentação xadrez da cor de sua preferências.
A cor mais usada é o terracota que imita a cor da terra, inove. Escolha outras cores
Existem formas em outros formatos com efeitos bem diferentes
Fontes: https://www.vivadecora.com.br
http://sbpisos.com.br/
https://issuu.com/maski/docs/maski-cartilha
Muito boas dicas!!!
Onde posso comprar essas fôrmas?
Tenho uma observação com relação as medidas do material, no item água foi colocado 2 latas mas não está especificado de quantos litros.
Bom dia! Onde comprar essas formas?