Regras de marketing da Copa 2022
Copa do Mundo chegando e precisamos ficar atentos ao que pode e não pode postar sobre a copa, precisa prestar muita atenção pois existem regras de marketing da Copa do Mundo que são estabelecidas pela FIFA.
Apesar da Copa do Mundo ser um evento mundial comemorado pela maioria das pessoas, ela tem dono e é a FIFA.
A REGRA É CLARA
A Lei da Copa deixa claro em seu artigo 32 a proibição de “divulgar marcas, produtos ou serviços a fim de alcançar vantagem econômica ou publicitária por meio de associação direta ou indireta com os eventos ou símbolos oficiais, sem a autorização da FIFA ou pessoa por ela indicada, induzindo terceiros a acreditar que tais marcas, produtos ou serviços são aprovados, autorizados ou endossados pela FIFA”.
Artesão você que presta serviço ou tem produtos que podem se beneficiar de eventos esportivos, como a Copa do Mundo, para gerar receita, é importante lembrar que os organizadores desses eventos estabelecem uma série de regras para que eles sejam citados por aí.
Só para você já ficar por dentro a lista é grande e algumas expressões podem trazer dúvidas, como o uso de “2022”, mas nomes como “Copa do Mundo”, “FIFA”, “FIFA World Cup Qatar 2022”, “Rússia 2018” e “Fifa” são marcas registradas, o que significa que, para utilizá-las dentro de determinados contextos, logico principalmente de vendas é preciso ser um patrocinador. Caso contrário a propaganda pode ser considerada uma infração e você pode ser multado.
A CBF também estabelece algumas restrições, que incluem o emblema da seleção, modelos de camisa e até a expressão “seleção brasileira”. Todos esses termos também devem ser evitados em hashtags e URLs.
Então artesão para não correr riscos eu Andreia Bassan depois de ler e pesquisar vou fazer um resumo de tudo que apurei com as regras da FIFA para a utilização de seus nomes, e já adianto há uma serie de proibições inclusive de elementos gráficos, visuais e verbais que você deve seguir ou estará cometendo infrações de propriedade intelectual.
Prepara aí pois a lista é grande, mas vou trazer ideias para você aproveitar esse evento mundial e ganhar dinheiro vendendo seu artesanato.
LISTA DE PROIBIÇÕES DE USO DE SÍBOLOS E TERMOS DA COPA DO MUNDO
Em campanhas de marketing da Copa do Mundo 2022 é proibido usar os seguintes elementos:
- hashtags oficiais da Copa nas redes sociais;
- o emblema oficial da Copa;
- a imagem da mascote oficial e o nome dele;
- o cartaz oficial;
- os cartazes e logos oficiais das cidades da Copa;
- o slogan oficial “Now is all” — Agora é tudo;
- a imagem do troféu oficial;
- a imagem da bola oficial;
- as marcas corporativas da FIFA;
- a fonte oficial “QATAR 2022”;
- a estética visual do evento QATAR 2022 e seus componentes individuais.
Também é proibido o uso de comunicação com fins comerciais com os seguintes termos:
- Copa do Mundo;
- Copa do Mundo 2022;
- Copa do Mundo FIFA;
- Copa do Mundo FIFA 2022;
- Copa do Mundo FIFA Catar 2022;
- Copa do Mundo FIFA Qatar 2022;
- Catar 2022 ou Qatar 2022;
- Copa Mundial;
- Mundial;
- FIFA.
O uso dos seguintes símbolos também é proibido:
- a camiseta da Seleção ou modelo parecido;
- o nome ou a marca da CBF;
- o escudo da CBF;
- a mascote da Seleção;
- imagens dos jogadores ou dos jogos;
- o termo “Seleção Brasileira”.
Agora que você já sabe o que não pode, vamos usar a criatividade durante a Copa, vamos aproveitar essa onda desse campeonato incrível que acontece de quatro em quatro anos, é uma boa oportunidade para se destacar, mas exige criatividade.
Vamos marcar nosso GOL sem risco de impedimento, para isso defina uma estratégia e prepara-se, a Copa do Mundo começa dia 20 de novembro, a abertura já atrai os olhares de todos, esse evento pode ser muito rentável para você, mas para isso pense na divulgação, organize fotos, ainda dá tempo de conversar com seus clientes e entender o que eles vão querer. Faça enquetes interaja com o público, e a dica de milhões é use e abuse das cores da seleção para entrar no clima da Copa do Mundo, isso é possível usar nas artes, no seu site se tiver. Use e abuse de materiais promocionais.
Dá para usar a criatividade em qualquer nicho, e você não precisa ser uma entendida de futebol, afinal na Copa todos viramos técnico mesmo rsrsr, mas fique de olho nos acontecimentos, um evento como esse pode trazer engajamento para suas redes, se você tiver um ateliê, que tal montar um cantinho instagramável, e fazer chamadas para as clientes tirarem foto e postar te marcando para ganhar desconto.
Use as plataformas de fretes mais atrativos e veja se o preço permite alguma ação tipo FRETE NO CONTRATAQUE como um atrativo, existem diversas táticas e posições possíveis em campo.
Teremos quase um mês de muito trabalho, pois a Copa começa em 20/11 e termina no dia 18/12, tente brincar com as regras do futebol, se você faz kits, que tal fazer o kit torcedor, kit torcida em família, kit melhor torcedor, kit casal torcedor unido e por ai vai.
Capriche nas divulgações nas redes sociais, coloque elementos do futebol como campo, a bola e a trave de futebol, isso tudo pode e use termos do futebol como torcedor, pênalti, driblar, marcar um gol, entre outras, podem fazer parte da descrição dos seus posts, use e abuse da criatividade!
Ofereça promoções reais, trabalhe com a verdade, não empurre produtos com preço que você diz que é promoção e depois o cliente vai ver que não houve promoção nenhuma, nada de falsas vantagens.
Tenho certeza que a Copa do Mundo pode ser uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas, mas para que isso aconteça, você precisa arregaçar as mangas e colocar tudo em prática.
As estratégias para vender estão ai para você usar o ano todo e vender todos os dias, o que você precisa é intensificar nessas datas comemorativas, eu sei que não é fácil conquistar um espaço no mercado que hoje está muito competitivo por isso tenha criatividade para emplacar as vendas durante esse evento.
CONSULTAS:
https://www.sincomerciojau.com.br
https://www.mundodomarketing.com.br
CREDITO:
Nome: Andreia Bassan
muito obrigada pela ajuda🙏🙌 é uma benção