Talvez, diariamente você não exerça uma intensa atividade que faça com que a sua vestimenta receba constantes reparos de rasgos involuntários, contudo, certamente em algum momento da vida lhe será necessário possuir ainda que um básico conhecimento sobre costura, que proporcionará a realização de reparos emergenciais muito úteis.
Sabe quando aquela nossa calça, bolsa ou blusa favorita rasga e você está apenas a um dia daquela tão esperada festa? Antes de realizar o reparo necessário na área danificada, devemos avaliar a gravidade ocasionada pelo rasgo e também identificar o tecido que será alvo do conserto.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que auxiliarão na hora de costurar um remendo e garantir que você esteja pronto para realizar os primeiros socorros na sua roupa ou acessório favorito!
1 – Utilize o tecido correto:
Encontre um tecido semelhante ao que foi rasgado para assim evitar que haja muita diferença entre a vestimenta e o remendo.
2 – Tamanho do remendo:
Você deverá cortar um remendo de 1 a 2 centímetros, maior do que a área afetada a ser reparada de modo que o remendo possa sobrar um pouco ao cobrir ao buraco.
3 – Utilização do alfinete:
Use um alfinete para prender o remendo e marcar a região a ser costurada garantindo assim que no momento em que for fixar a costura seja evitado que o reparo fique torto.
4 – Escolha da linha:
Ao escolher a linha de costura, prefira linhas da mesma cor do tecido que você irá remendar, principalmente se o ponto a ser dado para o conserto ficar visível, caso o ponto não fique visível, a cor da linha que será utilizada se torna “indiferente”.
5 – Utilização da agulha:
O tipo de agulha que será usada dependerá do tipo de tecido a ser restaurado. Caso tenhamos que reparar uma calça jeans, por exemplo, uma agulha grande e bem afiada permitirá que a costura seja feita sem excesso de força. Já as agulhas mais finas poderão ser usadas em tecidos mais macios como seda e nylon.
6 – Quantidade de linha:
A quantidade de linha a ser utilizada deverá ser bem mensurada antes de prender a linha na agulha, isso impedirá que o material acabe no meio do reparo. Lembre-se de utilizar o movimento de costura em zig e zag que dará um reforço maior ao remendo.
Quanto mais grosso for o tecido da vestimenta ou acessório a ser restaurado, uma quantidade ainda maior de linha será utilizada. Para colocar a linha no buraco da agulha, molhe sempre a sua ponta para firmá-la de modo que facilite a colocação, na sequência dê um nó na linha para prendê-la no orifício da agulha.
7 – Cobrindo o buraco no tecido:
Quando o rasgo se encontra junto à costura, o reparo é bem mais fácil de realizar, tornando-se mais trabalhoso colocar o remendo quando o buraco ocorre no meio do tecido. Se o a área que rasgou estiver bem esfiapada, comece a costurar em volta do buraco para reforçar o remendo quando ele for fixado ao tecido.
ASSISTA A VIDEOAULA!
A artesã Tânia Silva mostra o que fazer quando o tecido fura no meio do bordado. A técnica usada no vídeo chama-se agulha mágica e a dica serve para eventualidades que acontecem quando se trabalha com a técnica citada.
Com as dicas ensinadas neste artigo ficou muito mais fácil pensar na solução para concertar roupas diversas. E com a videoaula da artesã Tania Silva, você viu na prática o que deve ser feito quando algo de errado acontecer na agulha mágica.
CONTATO DA ARTESÃ: Tania Silva
FACEBOOK: @LojaTaniaSilva
INSTAGRAM: @agulhamagica2007
TELEFONE: 11-3382-2036
SITE: www.taniasilva.com.br
GOSTOU? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!
PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Tania Silva