Para iniciantes! Florzinha Maria fácil de aprender

0
773

Você já ouviu falar em florzinha Maria? Esse é um belo item para enfeitar bolsas e chinelos. E para você que não conhece, separamos uma videoaula prática e explicativa com a artesã Lívia do canal Chinelo Belo. No passo a passo ela mostra como fazer um modelo decorativo e quais materiais utilizar. Quer aprender como fazê-las? Então acompanhe aula!

MATERIAL:

  • 5 pérolas 14mm;
  • 1 pérola craquelada 10mm;
  • 15 pérolas 4mm;
  • 105 pérolas 3mm;
  • 1m10 a 1m20 de nylon 0,35 ou 0,30 (linha de pesca);
  • 1 agulha nº 7;
  • 20 sextavadas acrílicas 6mm;
  • 1 tesoura.

Para iniciantes! Florzinha Maria fácil de aprender

PRIMEIRA ETAPA DA FLORZINHA MARIA:

Pegue um fio de nylon de 1m10 e coloque nele 10 pérolas com o uso da agulha, intercalando entre 14mm e 4mm, nessa ordem. Una as pontas e faça três nós para o lado que não tenha a agulha, então corte o pedaço pequeno que sobrar. Passe o nó pela pérola 4mm mais próxima para escondê-lo. Nessa linha coloque três sextavadas acrílicas e duas pérolas 4mm, intercalando-as nessa ordem. Passe a ponta do nylon pela pérola 4mm mais próxima, que faz parte do círculo construindo anteriormente.

Com isso, você terá a primeira pétala da sua florzinha Maria e para construir todas elas basta repetir o mesmo processo por mais quatro vezes, sempre indo no sentindo da próxima pérola 4mm. Assim, todas as pérolas 14mm devem ser circuladas por pétalas. No último fio de nylon você passará pela sextavada mais próxima, iniciando um novo processo.

SEGUNDA ETAPA DA FLORZINHA MARIA:

Na linha que sai da sextavada coloque duas pérolas 3mm e uma sextava, intervalando nessa ordem. A ponta da linha irá entrar na sextavada da pétala mais próxima, de cima para baixo e sair na pérola 4mm e 14mm mais próximas do círculo inicial. Então passe o nylon pela pérola 4mm ao lado e sextavada mais próxima, de baixo para cima e reinicie o ciclo, repetindo a ação por mais quatro vezes. No quinto processo, ao invés de passar pela pérola 14mm, depois da pérola 4mm passe o nylon pela sextavada mais próxima.

TERCEIRA ETAPA DA FLORZINHA MARIA:

Na linha de nylon que sai da sextavada passe pela pérola 4mm mais próxima, após coloque quatro pérolas 3mm, entrando com a linha na pérola 4mm seguinte e depois pela 3mm ao lado.

Nessa linha, coloque cinco pérolas 3mm, entrando na pérola 3mm ao lado e saindo pela 4mm mais próxima. Repita essa terceira etapa por mais quatro vezes, sendo que na quinta e última vez ao invés de passar pela pérola 4mm coloque na sextavada mais próxima, de cima para baixo.

QUARTA ETAPA DA FLORZINHA MARIA:

Dando sequência, passe pela pérola 4mm mais próxima, coloque na linha cinco pérolas 3mm. Então entre na sextavada da pétala na qual você está, completando assim um dos lados da pétala. Coloque mais cinco pérolas 3mm e entre na pérola 4mm que iniciou essa quarta etapa, fechando assim a pétala.

Passe para a pérola 14mm ao lado e saia na próxima 4mm reiniciando a quarta etapa da florzinha Maria. Repita o processo por mais quatro vezes, e na quinta e última vez, ao invés de ir para pérola 14mm, após sair da 4mm coloque na linha a pérola craquelada. Passe a ponta da linha pela pérola 4mm oposta à que você saiu finalizando a peça.

ASSISTA A VIDEOAULA:

Pronto! Está finalizada sua customização com a Florzinha Maria. A aula é fácil de aprender e de executar, duas coisas importantes para você se motivar a criar ideias próprias.

CONTATO DA ARTISTA:

FACEBOOK: @oficialartesemchinelos
INSTAGRAM: chinelo_belooficial

GOSTOU?

Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Chinelo Belo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor deixe o seu comentário!
Please enter your name here