JUNTE-SE A MAIS DE 20.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Pontilhismo, tudo sobre a técnica!

Pontilhismo, tudo sobre a técnica!

Aprenda tudo sobre a técnica do Pontilhismo!

O Pontilhismo, também conhecido como Divisionismo, Cromo luminarismo ou Neo impressionismo,  é uma técnica de pintura com pontos de diversas cores, eles provocam uma mistura óptica nos olhos do expectador formando uma imagem.

Origem do pontilhismo

Essa técnica foi criada na França em 1880, onde os artistas saíram do universo do realismo para criar algo menos técnico, ou seja, o Pontilhismo tem uma relação direta com o impressionismo, portanto é chamado de Neo ou Pós impressionismo. Esse estilo de pintura surgiu quando as pesquisas cientificas na área óptica aumentaram, então começaram a produzir quadros de uma maneira diferenciada, onde a pintura é realizada pela justaposição das cores primárias ao invés da mesclagem de várias cores, como resultado o expectador enxerga uma espécie de ilusão ao olhar para a imagem.

Uma Tarde de Domingo na Ilha de Grande Jatte – Uma das primeiras pinturas utilizando Pontilhismo, feita pelo artista Georges-Pierre Seurat

Uma das primeiras pinturas utilizando Pontilhismo, feita pelo artista Georges-Pierre Seurat
pontilhismo

Características principais da técnica

Esse tipo de pintura era realizado ao ar livre com o intuito de captar a luz e a cor do ambiente, então utilizavam a luminosinade como uma forma de criar dimensão e profundidade na pintura, no entanto, essa técnica está mais focada no recorte geométrico da cor, tendo como resultado tons mais luminosos que transmitem calor, por conta disso, buscavam usar cores mais fortes. Uma das principais características da técnica (como já foi mencionado em sua origem) é a justaposição das cores primárias separadas por um espaçamento branco extremamente reduzido, assim formando novas cores, então quando a imagem é olhada de perto é possível ver todos os pontos, mas a partir do momento que ela é vista de longe uma bela imagem se forma através desses pontos.

Como usar Pontilhismo

Para realizar a técnica você deve escolher a imagem que deseja reproduzir, depois disso você deve ver a fonte de luz da imagem e a direção dela, dessa maneira poderá saber onde estão os pontos de luminosidade e sombra, depois basta ver as formas da imagem e reproduzi-las sem usar linhas, portanto veja bem as formas que estão presentes na figura e recrie-as com a técnica. Escolha o tipo de instrumento que vai utilizar para fazer a pintura (lápis, tinta, caneta, etc), a gora é só começar a desenhar, escolha um ponto inicial e dê vida ao seu desenho, uma dica é começar pelos pontos escuros do desenho. O Artesanato Na Rede trouxe algumas imagens de exemplo para você usar como inspiração e fazer seus próprios trabalhos.

1 – Utilize diversas cores para criar o desenho perfeito

pontilhismo

2 – desenhe uma bela paisagem usando está técnica incrível

pontilhismo

3 – É possível criar até mesmo animais

pontilhismo

4 – Pontilhismo em preto e branco também fica lindo

pontilhismo

5 – Com um pouco de paciência você pode criar uma imagem mais realista

pontilhismo

6 – Mas também é possível fazer algo mais simples

7- Solte sua imaginação para desenhar diversas figuras

8 – As criações feitas com essa técnica ficam bonitas e diferentes

9 – Você pode fazer pinturas mais abstratas com pontos maiores

10 – faça figuras bem detalhadas

11 – Você pode fazer mandalas incríveis com esse tipo de pintura

12 – Use sua criatividade para fazer lindos trabalhos com pontilhismo

13 – Essa técnica pode expressar muito mais do que os olhos podem ver

14 – O pontilhismo pode fazer parte da decoração da sua casa

15 – Você pode fazer trabalhos incríveis com poucos instrumentos

Então, gostou? Confira muito mais em artesanatonarede.com.br

créditos: Pinterest

Tags: | | | |

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.