Veja como é fácil fazer sua parte por um mundo melhor e ainda confira o passo a passo de um lindo porta lenço com caixa de leite.
A maioria das caixas de leite é feita a partir de uma mistura de materiais com propriedades diversas, o que dificulta a reciclagem. Mas existem algumas usinas especializadas na reciclagem desse tipo de embalagem. Hoje em dia, não é só o leite que tem o privilégio de ser embalado com recipiente longa vida. É cada vez mais comum que produtos como polpa de tomate, creme de leite, sucos, água de coco e chá sejam revestidos o mesmo material, o que leva os fabricantes como Tetra Pak ou SIG Combibloc a desenvolverem novos tamanhos e formatos para as caixinhas. A embalagem longa vida, também chamada de embalagem cartonada, possui múltiplas camadas e varia de acordo com o tipo de alimento – a caixa de leite, por exemplo, precisa de seis camadas. Essas camadas passam por um processo de compressão sobre todas as folhas dos diferentes constituintes. A composição da embalagem de longa vida se dá, basicamente, em:
- 75% papel cartão – 2 papéis unidos sem cola, que oferecem suporte mecânico e resistência à embalagem;
- 20% de filmes de polietileno (PEBD): impede a umidade e o contato direto do alimento com o alumínio, além de evitar o vazamento;
- 5% alumínio: barreira à entrada de luz e oxigênio.
Devido às características mencionadas acima e por ser compacta, é ótima solução para conservação de alimentos, fácil de ser transportada (em razão do espaço e do peso desse tipo de embalagem), por isso acaba sendo a principal escolha dos fabricantes de produtos. Além disso, a caixa de leite é reciclável e pode dar vida a muito artesanato por aí. Um exemplo é este lindo porta lenço, que você vai aprender a fazer agora: Confira o passo a passo e boa sorte:
Fonte: Show de Artesanato