Rápido e fácil: Flor de fita de cetim

0
4418

Trabalhos manuais sempre chamam a atenção, por isso muitos artesãos fazem sucesso com os seus trabalhos delicados e caprichosos. Neste artigo, vamos aprender a fazer flor de fita de cetim. Esse item é especial, pois além de delicado é bem simples de ser feito.

A flor de fita de cetim poderá ser usada em vários projetos como, por exemplo, aplicada em toalhas de rosto e de mão e, até mesmo, em toalhas de banho. A criatividade do artesão é que vai definir em quais lugares o trabalho ficará melhor.

Rápido e fácil: Flor de fita de cetim

Se você gosta de aprender coisas novas para o seu trabalho, acompanhe agora o passo a passo para a realização desse bonito item de enfeite!

MATERIAL:

Conforme dito anteriormente, a flor de fita de cetim é bem simples de ser feita. Esse item é ideal para enfeitar peças de lavabo, bem como qualquer outro produto que precise de um toque especial.

Sendo assim, para confeccioná-la, é preciso:

  • Linha de costura de cores diversificadas, afinal, elas têm que combinar com a cor da fita de cetim;
  • Um isqueiro para queimar as pontas dos pedaços da fita de cetim;
  • Tesoura;
  • Agulha;
  • Botão;
  • Fita de cetim de largura 2,5cm.

PASSO A PASSO:

A flor de fita de cetim tem duas camadas de 5 pétalas cada, sendo assim, para produzi-las serão necessários 10 pedaços de fita. Cada pedaço deverá ter 7cm de comprimento. Ao cortar esses pedaços, uma dica muito importante é usar o isqueiro passando a chama de fogo em cada ponta. Assim, não há risco da fita desfiar no processo de confecção da flor.

Para fazer uma pétala, você irá pegar um desses pedaços de 7cm e dobrá-la ao meio formando a letra “V”. Feito isso, haverá outra dobra, dessa vez nas pontas de cima. Perceba que esse processo fará com que se forme um triângulo. Depois é só pegar a agulha, com uma linha da mesma cor que a fita, para alinhavar a parte de baixo do triângulo formado. Perceba que as pétalas já feitas ficarão presas na linha. Assim, ao completar as 5 necessárias para a camada, você vai fazer um círculo com elas fechando a linha com um pequeno nó.

As duas camadas serão feitas desse mesmo modo. Assim, quando ambas estiverem prontas é a hora de juntá-las. Isso será feito sobrepondo-as de modo que as pétalas fiquem intercaladas.

Para unir as duas camadas, você vai precisar de um botão de camisa. Escolha uma cor que combine com a fita de cetim. O botão, além de servir como miolo da flor, vai dar um acabamento delicado à peça, pois será costurado nas pétalas. Feito isso, a flor já está pronta para ser usada em qualquer projeto artesanal.

ASSISTA A VIDEOAULA!

A peça é simples e bem fácil de ser produzida, sendo assim, a inclua nos seus trabalhos para dar um toque diferente e agradar ainda mais os seus clientes!

CONTATO DA ARTESÃ: Ivanil Mendes

FACEBOOK: Artesanato Ivanil Marciano Mendes
INSTAGRAM: @mendesivanil
TELEFONE: 11-97391-9496

GOSTOU DA AULA? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Ivanil Mendes

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of