fbpx

Reciclagem: Aprenda como fazer uma boneca de garrafa pet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Cada vez mais se fala sobre a arte de reciclar. Os artesãos são os que mais aproveitam materiais reciclados para a confecção de suas peças. Por serem extremamente criativos, os trabalhos desses profissionais são verdadeiras obras-primas. Neste artigo, por exemplo, você irá aprender a fazer uma boneca de garrafa pet.

A garrafa pet é bastante descartada pelas pessoas. No entanto, quando solta na natureza pode fazer verdadeiros estragos ao meio ambiente. Sendo assim, porque não aproveitá-las em prol da arte? afinal, com ela é possível fazer bonitos enfeites para a casa e, até mesmo, para o ambiente de trabalho.

Reciclagem: Aprenda como fazer uma boneca de garrafa pet

Acompanhe, agora, o passo a passo desse incrível trabalho de arte!

MATERIAL:

Para fazer uma boneca de garrafa pet você vai precisar de:

  • 1 Garrafa pet;
  • Tesoura;
  • Cola quente;
  • Tecido de sua preferência;
  • Massa de biscuit;
  • Tinta para pintar a massa de biscuit.

Pegue a garrafa pet e faça dois cortes, na parte de cima e na parte de baixo. Assim, o meio será descartado. Você vai trabalhar somente com os dois extremos. Passe cola quente em uma das extremidades da garrafa e encaixe uma na outra. Isso será a base da boneca, ou seja, o corpo.

Pegue um pedaço de tecido de sua preferência. Ele deverá ter de 6 a 7 centímetros de largura, o comprimento não será importante, pois o excesso será descartado. Passe cola quente em uma das extremidades do tecido e vá dobrando até fazer uma “bainha”, um acabamento mais delicado.

Na outra ponta do tecido, passe cola quente e cole a parte de baixo da garrafa. Perceba que esse retalho será a base de uma saia. Como a boneca será uma baiana, você pode incrementar essa sainha com um “babado”. Sendo assim, pegue outro pedaço de tecido, com a mesma estampa da base já feita. Corte-o de modo que ele tenha de 6 a 7 centímetros de largura e 70cm de comprimento. Fixe esse pedaço de tecido um pouco acima daquele que já está colado na garrafa pet. Com a ajuda da cola quente, faça pregas de modo que formem um “babado”. Faça em toda a volta da garrafa e, também, outras camadas de babado.

Com a massa de biscuit, você vai fazer a cinturinha da boneca. Sendo assim, modele a massa no topo da garrafa, escondendo a parte do gargalo. Tire os excessos de massa e corte-a. Passe água para alisar essa parte.

Com mais um pouco de massa de biscuit, crie uma blusinha que ficará acima da saia. Faça os acabamentos e molde de acordo com a necessidade. Produza os braços e a cabeça da boneca, também com a massinha.

Agora, elabore uma minhoquinha com a massa de biscuit e coloque-a na cabeça da boneca, assim, ela terá um turbante. Construa um colar, uma pulseira e os brincos da boneca com a massa de biscuit.

Feito toda essa parte, chegou a hora de pintar a boneca. Para isso, pinte toda a base da massa de branco e depois vá colorindo cada peça de acordo com a sua criatividade. Assim, a blusinha da boneca pode ser de uma cor, o turbante de outra e a pele da baianinha também pode ser pintada. Desenhe os olhos e a boca no rosto da boneca e finalize com verniz. Pronto! Sua boneca de garrafa pet foi finalizada.

ASSISTA A VIDEOAULA!

https://www.youtube.com/watch?v=EhPF-yZETg4

Um artesanato criativo, vendedor e ecologicamente correto. Tudo isso é o sinal de que investir nesse tipo de trabalho é sinônimo de sucesso!

CONTATO DA ARTESÃ: HELLEN MAC

FACEBOOK: @HellenMac.page
INSTAGRAM: @hellenmac.insta

GOSTOU DA AULA? Então siga o artesanato no Facebook e fique por dentro do melhor da arte!

PESQUISA: Rick Frois
IMAGEM: Hellen Mac

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Autor(a)
Rick Frois

Rick Frois

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba conteúdo grátis

Quem Somos

O Artesanato na Rede é o maior portal do seguimento artesanal que desde 2001 atua em parceria com diversos artesãos e profissionais da área, com aulas passo a passo em diversas técnicas.

© Artesanato Na Rede – Rua Conselheiro Saraiva, 341 – Sala 4 – Santana, São Paulo – SP, 02037-020