Pular para o conteúdo

15 Ideias com Borboletas no Artesanato

    Borboletas tem muitos significados, ficam lindas no artesanato!

    As borboletas são consideradas o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza e da renovação. Muitos significados estão atribuídos à simbologia desse inseto, desde os estudos científicos, histórias, lendas, mitologias, deuses, dentre outros.

    A metamorfose das borboletas é simbolizada como: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição ou também pode ser vista como a saída do túmulo. Em outras palavras, os estágios desse inseto, ou seja, a lagarta, a crisálida e a borboleta significam respectivamente vida, morte e ressurreição representando, dessa maneira, a metamorfose cristã.

    Veja 15 ideias de borboletas artesanais e inspire-se!

    1 – Veja essas belas borboletas de papel e tecido2 – Você pode fazer esse pequeno tutorial para fazer uma borboleta linda3 – Linda almofada de borboletas4 – Elas são ótimas como decoração, até mesmo para bolos5 – Mobile pendente em degradê de cores 6 – Você pode fazer algo com crochê ou reciclagem7 – Elas também ficam lindas em panos de prato8 – Faça belos artesanatos usando sua criatividade9 – Você pode até mesmo fazer uma reciclagem com botões10 – Você também pode fazer uma linda presilha

    (Via: Elo7)

    11 – Faça um anel infantil super bonito

    (Via: erin g perez)

    12 – Você pode até mesmo fazer prendedores personalizados

    (Via: Pinterest – Cristina Takeda)

    13 – Faça belas borboletas de E.V.A

    (Via: Pinterest – Vanessa Rabadan Martin)

    14 – É uma ótima decoração para caixas15 – Você pode fazer algo ecológico, reciclando!

    (Via: Pinterest – Eu e as crianças)

    Saiba mais sobre o simbolismo da borboleta:

    Para a psicanálise moderna a borboleta significa o símbolo do renascimento. Nesse sentido, o termo grego “psyche“, originalmente tinha dois significados, a saber: a alma e a borboleta, sendo que esse último simbolizava o espírito imortal. Já na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta. Importante ressaltar que a simbologia da borboleta pode variar de lugar para lugar, de povo para povo, uma vez que sua representação está associada às diversas formas de vida, de culturas, de religiões e crenças.

    Para tanto, no Japão a borboleta é o símbolo da “geisha” e ademais representa a figura feminina (mulher), visto que está associada à ligeireza, gentileza e graciosidade. Dessa forma, a felicidade matrimonial é simbolizada por duas borboletas (masculino e feminino) e, muitas vezes, sua figura é utilizada nos casamentos. Ainda são vistas como espíritos viajantes, e quando aparecem anunciam a morte de uma pessoa próxima. No mito do imortal jardineiro Yuan-k’o, sua bela esposa ensina o segredo dos bichos-da-seda, sendo ela própria, um bicho-da-seda.

    Créditos do texto: Dicionário dos Símbolos
    Crédito das Imagens: Imagens da Internet

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Responda nossa enquete

    Qual sua maior dificuldade?