fbpx

15 Ideias com Borboletas no Artesanato

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Borboletas tem muitos significados, ficam lindas no artesanato!

As borboletas são consideradas o símbolo da transformação, da felicidade, da beleza, da inconstância, da efemeridade da natureza e da renovação. Muitos significados estão atribuídos à simbologia desse inseto, desde os estudos científicos, histórias, lendas, mitologias, deuses, dentre outros.

A metamorfose das borboletas é simbolizada como: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição ou também pode ser vista como a saída do túmulo. Em outras palavras, os estágios desse inseto, ou seja, a lagarta, a crisálida e a borboleta significam respectivamente vida, morte e ressurreição representando, dessa maneira, a metamorfose cristã.

Veja 15 ideias de borboletas artesanais e inspire-se!

1 – Veja essas belas borboletas de papel e tecido2 – Você pode fazer esse pequeno tutorial para fazer uma borboleta linda3 – Linda almofada de borboletas4 – Elas são ótimas como decoração, até mesmo para bolos5 – Mobile pendente em degradê de cores 6 – Você pode fazer algo com crochê ou reciclagem7 – Elas também ficam lindas em panos de prato8 – Faça belos artesanatos usando sua criatividade9 – Você pode até mesmo fazer uma reciclagem com botões10 – Você também pode fazer uma linda presilha

(Via: Elo7)

11 – Faça um anel infantil super bonito

(Via: erin g perez)

12 – Você pode até mesmo fazer prendedores personalizados

(Via: Pinterest – Cristina Takeda)

13 – Faça belas borboletas de E.V.A

(Via: Pinterest – Vanessa Rabadan Martin)

14 – É uma ótima decoração para caixas15 – Você pode fazer algo ecológico, reciclando!

(Via: Pinterest – Eu e as crianças)

Saiba mais sobre o simbolismo da borboleta:

Para a psicanálise moderna a borboleta significa o símbolo do renascimento. Nesse sentido, o termo grego “psyche“, originalmente tinha dois significados, a saber: a alma e a borboleta, sendo que esse último simbolizava o espírito imortal. Já na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta e segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saía do corpo com forma de borboleta. Importante ressaltar que a simbologia da borboleta pode variar de lugar para lugar, de povo para povo, uma vez que sua representação está associada às diversas formas de vida, de culturas, de religiões e crenças.

Para tanto, no Japão a borboleta é o símbolo da “geisha” e ademais representa a figura feminina (mulher), visto que está associada à ligeireza, gentileza e graciosidade. Dessa forma, a felicidade matrimonial é simbolizada por duas borboletas (masculino e feminino) e, muitas vezes, sua figura é utilizada nos casamentos. Ainda são vistas como espíritos viajantes, e quando aparecem anunciam a morte de uma pessoa próxima. No mito do imortal jardineiro Yuan-k’o, sua bela esposa ensina o segredo dos bichos-da-seda, sendo ela própria, um bicho-da-seda.

Créditos do texto: Dicionário dos Símbolos
Crédito das Imagens: Imagens da Internet

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Autor(a)
Márcus Vinícius Arouca

Márcus Vinícius Arouca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e receba conteúdo grátis

Quem Somos

O Artesanato na Rede é o maior portal do seguimento artesanal que desde 2001 atua em parceria com diversos artesãos e profissionais da área, com aulas passo a passo em diversas técnicas.

© Artesanato Na Rede – Rua Conselheiro Saraiva, 341 – Sala 4 – Santana, São Paulo – SP, 02037-020