Porta pano de prato com CD e EVA – Orquídeas floridas!

0
108

Uma dica de decoração e reciclagem transforma lixo em um porta pano de prato

Aprenda como fazer um lindo porta pano de prato reciclando CD’s velhos e utilizando o EVA como material principal. O resultado é incrível de ser visto, o passo a passo é simples e o custo acessível. O passo a passo é ensinado por Juliana Farias, professora de técnicas em EVA, que escolheu a beleza das orquídeas como tema da aula!

Assista o passo a passo no vídeo abaixo:

O porta pano de prato é um acessório de cozinha muito buscado, existem vários modelos dessa peça feitos com crochê, com painel de madeira e ganchos de metal, variações que juntam o porta pano com escorredor de copos, porta toalhas com ganchos para pano de prato e diversas opções que substituem o simples e popular gancho de ventosa, conhecido também como cabide de pressão.

Porta pano de prato com CD e EVA - Orquídeas floridas!

Em nosso passo a passo, Juliana Farias se inspirou nas orquídeas para fazer o porta pano de prato com EVA, utilizando técnicas de pintura, colagem e modelagem. A peça é um ótimo objeto de decoração para cozinha, principalmente, e outros ambientes de casa como banheiro, área de serviço e lavabo. Cada ambiente pode ter uma peça dessa com diferentes temas.



O foco principal da aula é estimular o reaproveitamento de CD’s velhos que teriam como destino final o lixo, a rua, o meio ambiente. O CD utilizado no passo a passo deu a forma e a característica final da peça que, prolongou o descarte de um material feito basicamente de adesivo, acrílico e policarbonato.

Porta pano de prato com CD e EVA - Orquídeas floridas! -Ilustração

Segundo o eCycle, site que aborda relações de consumo entre indivíduos e empresas e os seus impactos no meio ambiente, a mistura de materiais torna CD um problema na hora de reciclar. O processo de alto custo e de muitas etapas dificultam a reciclagem de CD’s e DVD’s, considerada hoje trabalhosa demais. “Por causa dessa dificuldade, milhares desses materiais são jogados no lixo todos os dias, o que pode ser um perigo para a natureza, pois, além de demorarem muito tempo para efetivarem a degradação completa, há componentes químicos que podem representar riscos ambientais.” Completa uma das reportagens do site.



Sendo assim, a ideia de fazer o porta pano de prato com CD e EVA é uma atitude criativa e ecologicamente sustentável. Para reproduzir o nosso porta pano é importante seguir a lista de materiais informada. Como a peça é variável na decoração, cor e modelo, os materiais podem sofrer alterações que não estão listadas abaixo.

Materiais do Porta pano de prato com CD e EVA:

  • CD;
  • Folhas de EVA para forrar e dar acabamento na peça (cores verde e branco);
  • Argola de acrílico (Tipo opcional);
  • Fio de strass;
  • Lenço umedecido;
  • Super Cola Artesanato N° 2 – Adesivo Instantâneo – Permabond;
  • Super Cola Artesanato – E.V.A. – Permabond;
  • Silicone Líquido – Permabond
  • Giz de cera – Várias cores;
  • Palito de churrasco;
  • Tesoura.

Passo a passo resumido:

  1. Corte o EVA;
  2. Pinte o EVA conforme cor e tema escolhido;
  3. Aqueça o EVA com um ferro de passar.
  4. Faça a montagem da peça.

Imagem detalhe da peça:

Porta pano de prato com CD e EVA - Orquídeas floridas! -Detalhe



Veja outras aulas de EVA:

Se você gostou dessa ideia, nós recomendamos as seguintes aulas que podem deixar você mais experiente em artesanato. As sugestões envolvem aulas com EVA:

Contato da artesã:

O contato da artesã é indicado para quem deseja participar de cursos, aulas, workshops, palestras ou simplesmente conhecer mais do trabalho do profissional que esteve presente em nossa videoaula.

NOME: Juliana Farias
FACEBOOK: @Providenciartes
INSTAGRAM: @juliana.fagner
TELEFONE: 11-97277-0413
E-MAIL: providenciaartes@gmail.com
SITE: www.providenciartes.blogspot.com

Mais conteúdos nas redes sociais!

Facebook: Curta o Artesanato Na Rede no Facebook e fique por dentro do melhor da arte com aulas rápidas, publicações de inspirações, imagens, transmissões e muito mais!

Pinterest: O perfil do Artesanato Na Rede no Pinterest é recheado de ideias categorizadas por técnicas e insumos que vão inspirar você na hora de criar ou reproduzir uma peça. Além disso, a maioria dos nossos “pins” contém o passo a passo da ideia.

IMAGEM: Artesanato na Rede / NZN
Fonte: eCycle

Deixe um comentário

  Subscribe  
Notify of