Faça Maravilhas com Papel Machê!!!

3986

Você artesão ou artesã, sabe como a técnica em papel machê faz sucesso! !!!

p

alavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado, é  uma massa feita com papel picado embebido na àgua, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos, utilitários e decorativos, entre outras.

Dá pra fazer praticamente tudo e o resultado são peças incríveis e fáceis de produzir.

.

Confira uma receita passo a passo para fazer sua massa de papel machê. Depois, é só soltar a criatividade e fazer lindos trabalhos!
Quem dá uma força para a gente aprender é a artesã  Sonia Sutton, que inclusive já mostramos um lindo trabalho da artista com o papel machê :


Conheça o canal no Youtube de Sonia: https://www.youtube.com/channel/UCVuLHWxpddAJu3CMEo7YR2w


 

Foto Pinterest

Como se faz a massa de Papel Machê? Existem muitas maneiras de fazer a massa de papel machê e cada artesão utiliza uma receita diferente. O preparo é simples e fácil!

  1. Para fazer papel machê, você deve picar um jornal em pedaços pequenos.
  2. Deixe o jornal picado de molho durante a noite inteira num recipiente com um pouco de água.
  3. No dia seguinte, amasse com as mãos o papel molhado até ele se desmanchar e formar uma massa homogênea.
  4. Escorra e jogue fora o excesso de água.
  5. Junte cola branca na proporção de 30 gramas de cola para cada 500 gramas de papel.
  6. A mistura vai ficar bem macia e pastosa. No lugar da cola, você pode usar farinha de trigo e água, mas, neste caso, é preciso adicionar também uma gota de desinfetante para que a massa não apodreça.
  7. Pronto a massa está pronta para uso.Veja também o vídeo abaixo ele mostra uma outra receita um pouco diferente desta.

Créditos:
Receita Escrita: www.klickeducacao.com.br.

Pinterest – Uma Galinha decorativa e útil


A criatividade é tudo!!!

Papel Maché ou Marchê???

Papel Maché é uma palavra originária do francês que significa papel picado, em francês se escreve Maché, abrasileirado ficou Machê.

 

Um gatinho voando num aviãozinho de papel é uma escultura e um móbile muito decorativo e colorido. Foto: Pinterest
Eu acho que eu vi um Gatinho… foto: Pinterest

 

Um pouco mais de história!!!

A arte do papel maché surgiu na China dois séculos A C, também conhecida na Pérsia  e na India. Na França e na Italia a técnica era usada para execução das máscaras do Carnaval de Veneza.

Máscara Veneziana de Papel Machê – Foto: http://www.cinese.me

Como se usa o Papel Machê?

É um tipo de artesanato fácil e simples de fazer, muitas coisas lindas são  feitas: Máscaras, Móbiles, Utilitários, Brinquedos, Marionetes, Formas Geométricas, Utensílios Domésticos, Arte para Decoração… Enfim não há limite para a criatividade com esta massa.

Artesanato com Papel Machê – Materiais Necessários:

A massa deste tipo de artesanato é feita com papel cortado (uma boa quantidade), com cola branca, uma colher de água sanitária para conservar, pode ser vinagre, liquidificador, àgua, Peneira e depois moldam-se os objetos de diferentes formas com estruturas de arame ou não.

Um Bowl com um interior floral, da um toque especial a peça rústica, acabamento feito com retalhos de papel rasgados criando uma composição artística. Foto: Pinterest

Outra receita simples de Papel Machê

Para fazer a massa rasgue uma folha de jornal em tiras finas, coloque numa bacia com água e deixe por um dia, despedace o jornal esprema em montes para retirar toda a água, desmanche as bolas úmidas, acrescente a cola branca e amasse até que a cola se incorpore ao jornal, amasse muito bem e daí estará pronta para modelar.

O colorido e um ar bem moderno faz dessa galinha uma peça muito descolada, que combina com qualquer ambiente. Foto: Pinterest

 

Outra receita, esta deixa a massa bem branquinha:
Num balde com água coloque uma tampinha de água sanitária, coloque um rolo   de papel higiênico branco, retire o papelão interno, deixe por algumas horas e desmanche o papel molhado todo, mexa bem até dissolver bem e use uma peneira para retirar o excesso, espremendo o papel pressionando para retirar toda a água. Vire em cima de um tecido de algodão enrole e torça bem para retirar o resto da água, numa outra vasilha coloque o papel esfarele bem coloque a cola branca e vai misturando bem até que a massa esteja lisa para ser usada.

Detalhe:

A massa deve ser usada no dia em que foi feita ou guardada na geladeira se for usada no dia seguinte e o objeto depois de feito deve secar por dois dias antes de ser pintado.

A delicadeza e o equilíbrio do trapezista fazem a diferença – Foto: Pinterest

Dica: Use tintas acrílicas para pintar sua peça e depois de pronta aplique um verniz fosco ou brilhante em spray para fazer o acabamento.

Curiosidade: na Noruega foi construída uma igreja feita de papel machê que durou 37 anos sendo demolida posteriormente.

Os corações São sempre bem vindos!!!

Studio Floral Dora Santoro:: http://dorasantoro.blogspot.com.br

Carol W.

Escultura de Carol W. uma peça muito inovadora
Escultura de Carol W. rústica e decorativa

A artista de Porto Alegre Carol W. realiza um trabalho de lindas esculturas  que ela faz de papel machê. Apesar de ser um material barato, ela transforma em preciosidades com detalhes perfeitos.

Peça incrível bastante surreal… Saída de um sonho!!!

Fonte: flickr-Carol W.

Pap papier maché empastamento:

  1. Você vai usar a tigela como um molde, mas você vai ter que cobri-lo em platic wrap porque você não quer que o seu papel para manter a tigela real
  2. Rasgar um jornal em tiras de 2 cm de largura
  3. Pegue uma tira de papel e usando um pincel, aplique mod podge em um lado, em seguida, ficar na tigela e aplicar outra camada de mod podge. Continue fazendo isso, aplicando uma camada radial completa de tiras, em seguida, continuar com uma camada circular. É como criar um entrecruzamento com as tiras. Você precisará adicionar pelo menos 5 camadas alternadas para obter um resultado rígido. Mas você pode ir até 10, quanto mais, melhor.
  4. Deixe secar durante a noite
  5. No dia seguinte, retire cuidadosamente a tigela de papel machê da tigela real
  6. A película plástica deve sair facilmente
  7. Aparar as bordas

8. Pinte-o

Foto: Pnterest

Este DYI fotográfico mostra uma forma alternativa de fazer uma peça diferente com jornal em tiras

Eu acho que eu vi um passarinho… Foto: Pinterest